Tomografias na infância podem triplicar risco de câncer cerebral

sábado, 9 de junho de 2012.
Crianças que se submetem a muitos exames de tomografia computadorizada têm um risco três vezes maior de desenvolver câncer no cérebro ou leucemia, aponta um estudo feito pela Universidade de Newscastle, na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores analisaram mais de 180 mil fichas médicas do Serviço de Saúde Britânico (NHS, na sigla em inglês) de pacientes com menos de 21 anos que fizeram o exame entre 1985 e 2002.

Como os casos de câncer causados por exposição à radiação levam mais tempo para se manifestarem, o estudo analisou dados de incidência da doença até 2009.

O grupo ressalta que apesar dos resultados encontrados, de forma geral os benefícios do exame se sobrepõem aos riscos e que na avaliação final é necessário limitar ao máximo o número de repetições.

No artigo publicado no renomado periódico científico The Lancet, os britânicos recomendam ao setor que se pesquisem formas de diminuir a quantidade de radiação à qual os pacientes ficam expostos quando submetidos a tomografias.

Alan Craft, um dos autores do estudo, diz que os riscos fazem parte do processo. 'É importante que os pais tenham a certeza de que se um médico na Grã-Bretanha sugerir que uma criança precisa de uma tomografia computadorizada, os riscos de radiação e câncer terão de ser levados em consideração'.

Mesmo assim, 'há um risco muito maior em não fazer uma tomografia quando for solicitada', pondera.

Durante as tomografias, um tubo de raio-x gira em torno do corpo do paciente para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e outras partes do corpo.

O procedimento é sugerido após acidentes graves, para investigar lesões internas, em casos de doenças pulmonares e muitas outras situações.

Tumores raros
Um dos dados apurados pela pesquisa aponta que a exposição à radiação causou um novo caso de leucemia e um outro caso de câncer no cérebro a cada 10 mil tomografias computadorizadas realizadas na região da cabeça em crianças com menos de dez anos de idade.

Mark Pearce, epidemiologista da Universidade de Newcastle que liderou o estudo, avaliou os resultados.

'Nós encontramos aumentos significativos no risco de leucemia e tumores cerebrais em pessoas que fizeram tomografias computadorizadas na infância e adolescência'.

Ele acrescenta que as doses de radiação impostas pelo exame foram reduzidas ao longo dos últimos anos mas deixa claro que os fabricantes dos aparelhos e a comunidade médica internacional devem ter como prioridade reduzi-las ainda mais.

Hilary Cass, presidente do Conselho Real de Pediatria e Saúde Infantil, diz que as duas variedades de câncer ainda são consideradas raras.

'Nós temos que levar muito a sério a ligação entre repetidas tomografias computadorizadas e o aumento do risco destes tipos de câncer entre crianças e jovens, mas com os dois tumores ainda sendo raros, o risco absoluto permanece baixo'.

Fonte: Ciência E Saúde

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |