DTM-Disfunção Tempro Mandibular

domingo, 24 de junho de 2012.
VOCÊ POSSUI DORES DE CABEÇA FREQUENTES E NÃO SABE O MOTIVO? FIQUE ATENTO, PODE SER UMA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)!

A disfunção temporomandibular (DTM), é uma doença crônica, que se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas, como: dor de cabeça, dor e dificuldade na mastigação, redução na abertura da boca, zumbido e / ou dor de ouvido, ruídos na articulação temporomandibular (ATM).

As causas das DTM são de origem multifatorial, não apresentando uma causa única, onde há vários aspectos relacionados como: as alterações na oclusão (perdas dentárias, desgaste dental, próteses mal adaptadas, etc); lesões traumáticas ou degenerativas da ATM; problemas esqueléticos; fatores psicológicos (provocam tensão e aumentam a atividade muscular, gerando fadiga) e os hábitos parafuncionais (roer unhas, apoio de mão na mandíbula, bruxismo entre outros), podem ocasionar prejuízos levando ao desequilíbrio da ATM e desarmonia de todo o sistema estomatognático.

O FONOAUDIÓLOGO na terapia das DTM realiza inicialmente uma anamnese detalhada, uma avaliação minuciosa, escolhendo métodos e técnicas que estejam voltados para a modificação dos fatores desencadeantes e ou que intensificam a dor, o desconforto e limitações, estabelecendo o equilíbrio miofuncional, reeducando a musculatura orofacial, basicamente através de termoterapia, massagens, mioterapia e restabelecimento das funções estomatognáticas.

Como as causas são multifatoriais, é importante lembrar que o tratamento deve ser multidisciplinar!

Fonte: Fonoclinica/face

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |