Você está em:
Início
Tabagismo: O Viciado em Nicotina Acaba Desestruturado Psiquicamente ?
Você se sente um prisioneiro do cigarro? Se sim, saiba que deixar de fumar não é tarefa fácil, mas a dificuldade não está apenas no organismo. Veja.
O Instituto do Coração (INCOR) analisa o tabagista
Um mais completo estudo sobre tabagismo (estratégias terapêuticas para o tratamento do fumante) e sobre os reais motivos pelos quais ele volta a fumar foi realizado pelo INCOR e depois de concluido destaca quais são os principais motivos para a volta ao vício, mesmo durante ou após um tratamento para se deixar de fumar.
O viciado em nicotina acaba desestruturado psíquicamente?
O que mais se chama atenção neste estudo é que os únicos motivos destacados pelos pacientes em tratamento que justificam a sua volta ao comportamento de fumar são de ordem psíquica e não de ordem orgânica como seria de se esperar. Dentre todos os motivos destacam-se os seguintes: ansiedade, estresse e falta de motivação.
Por que se volta a fumar mesmo depois de um tratamento anti-fumo?
Parece que o paciente em tratamento apresenta muita dificuldade em deixar de fumar, o que parece lógico, mas o que chama a atenção é que mesmo depois de meses sem fumar, ele corre um risco altíssimo de por tudo a perder, "Fumar não é apenas um vício orgânico, mas principalmente, um vício psíquico, ou seja, um hábito enraizado muitas vezes já na própria personalidade da pessoa. O ideal é que o tabagista passe também por tratamento psíquico, onde seria desenvolvido um processo de resignificação de sua identidade para impedir o surgimento da ansiedade e das crises de estresse", explica o Dr Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da capital paulista
Fonte: Comportamento e Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentários:
Postar um comentário