Surdez e Zumbido nos Ouvidos

sábado, 19 de maio de 2012.

O método de tratamento na medicina chinesa preocupa-se em discernir característica de yin e yang. Em geral quando o zumbido é fulminante, o barulho é maior, e a perda auditiva é súbita, caracterizando o excesso de yang. No caso de zumbido crônico, o barulho é menor, e a perda auditiva é gradativa, caracterizando o excesso de Yin.
Além disso, quando o zumbido apresenta um som mais agudo, na maioria das vezes, caracteriza-se a deficiência funcional do fígado e rins, e má circulação de sangue e energia no coração e rins. Ao apresentar um som mais grave, caracteriza-se calor no fígado e bílis, e energia negativa, impedindo o funcionamento sadio dos ouvidos.

Tratamento com acupuntura:

São aplicadas algumas agulhas em pontos estratégicos. Os pontos que mais utilizo são: Tinggong, Tinghwei e Yifeng. Esta aplicação consiste na melhora de surdez de nascença, ruptura do tímpano, umidade e secreções nos ouvidos. A maioria dos pacientes consegue obter melhora imediata. Estive nas associações Hiroshima Kenjinkai, Tottori Kenjinkai, Okinawa Kenjinkai, Clube dos Anciões e Rotary, tratando vários pacientes, alguns com problemas de surdez que durou mais de 40 a 50 anos, e após a aplicação de acupuntura, a recuperação foi observada dentro de poucos minutos.

O tratamento de Zumbido nos Ouvidos usando a Acupuntura consiste nas seguintes formas:

1. Evitar a morte das células filiformes auditivas.

2. Aumentar a capacidade de funcionamento da concha auricular, por meio de estímulo no ponto Tinggon.

3. Melhorar a circulação do sangue.

4. Aumentar a condutibilidade elétrica da hipoderme. Há uma relação íntima entre os pontos auriculares tratados e o tecido nervoso. A circulação sanguínea e os nervos desses pontos refletem diretamente, de graus variados, nos nervos da face, principalmente os pontos Yifeng e Huishu. Por meio de estímulos de agulhas, pode-se observar o aumento da variação eletromagnética de hipoderme auricular.

Existem diversas formas de tratar a surdez e o zumbido nos ouvidos através da acupuntura, e todas têm a finalidade de evitar a necrose das células do sistema auditivo, regular e ativar o funcionamento dos nervos auditivos, melhorando os sintomas do zumbido e da surdez.

Fonte: Dr. Peng Wen Yu

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |