AGULHAS PARA DORMIR MELHOR
0
AGULHAS PARA DORMIR MELHOR
Leia Mais...
Insônia esse mal, afeta você!?
Confira as causas e identifique alguns sintomas e veja como você pode sanar esse distúrbio.
Qualquer que seja o tipo de insônia, ela causa sintomas como sensação de cansaço durante todo o dia (principalmente pela manhã), irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, dor de cabeça e problemas digestivos.
As principais causas da insônia são: estresse e preocupações, ansiedade, depressão, maus hábitos alimentares, falta de atividades físicas, dor crônica e dificuldade para respirar. O uso inadequado de algumas medicações e o consumo excessivo de álcool, cigarro e outras drogas agravam a situação.
AGULHAS PARA DORMIR MELHOR
O tratamento da insônia com a Acupuntura começa depois de uma avaliação detalhada de toda a condição física e emocional do paciente, usando recursos específicos da terapêutica chinesa, como entrevista, exame do pulso e da língua. Com base nos dados da avaliação, chega-se a um diagnóstico energético e, em seguida, todas as condutas dali para frente serão individualizadas. Em outras palavras, a Acupuntura procura entender exatamente o que se passa com cada paciente; não segue uma receita pronta para tratar esse ou aquele problema (foco no paciente, não na doença), sem provocar efeitos colaterais.
Com o diagnóstico energético fechado, o terapeuta escolhe as técnicas a serem usadas no tratamento, como agulhas, moxa (calor), ventosas, laser, aurículo entre outras. Além disso, são passadas orientações sobre alimentação, exercícios e hábitos adequados para cada um, estimulando a participação ativa do paciente na resolução do seu problema. Dessa forma, a Acupuntura contribui para que o indivíduo comece a se enxergar melhor, bem como o ambiente em que vive, eliminando fontes de estresse e atitudes indesejáveis que resultam no surgimento e permanência da insônia. Se necessário, o terapeuta poderá indicar a Fitoterapia Chinesa, cujas ervas medicinais complementam o tratamento de forma eficaz.
Fonte : Personare
0
Leia Mais...
RECEITA DE BRIGADEIRO DE INHAME PARA FERTILIDADE
Doce não engorda, desintoxica e ainda estimula ovulação feminina.Já pensou que você pode comer um brigadeiro que é delicioso, fácil de fazer, e que ao invés de engordar e deixar você se sentindo culpada, ajuda no processo natural de desintoxicação do seu corpo, e ainda estimula sua fertilidade?
Tudo isso graças a seu ingrediente principal, o inhame. Essa plantinha tão comum e cheia de benefícios para a saúde não costuma ser utilizada para sobremesas. Mas antes que você torça o nariz e nem teste a receita, lhe convido a vencer o preconceito, pois vale a pena.
Além de uma textura cremosa, você vai aproveitar a ação de purificação sanguínea que o inhame tem, ajudando a desintoxicar o organismo. Além disso, ele tem efeito de equilíbrio dos hormônios femininos. Tudo isso e muito mais tem relação direta com a fertilidade, tanto incentivando a ovulação, quanto o pleno funcionamento do útero e endométrio.
Cada ingrediente dessa receita é riquíssimo em antioxidantes que detém efeitos anti-inflamatórios e de equilíbrio hormonal, como o cacau e a semente de abóbora.
BRIGADEIRO DE INHAME
Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 15 minutos | Serve: 2 porções
Ingredientes
2 inhames médios
2 colheres de sopa de melado de cana (ou açúcar de coco)
2 colheres de chá de cacau em pó
1 pitada de canela em pó
Cacau em pó ou sementes de chia e/ou abóbora e/ou girassol para enrolar
Modo de Preparo
Cozinhe os inhames com casca em água ou a vapor por cerca de 15 minutos ou até ficarem bem macios. Descasque depois de esfriados e amasse bem. Você pode usar um mixer para deixar bem cremoso.
Adicione o melado, o cacau e a canela, e misture até ficar bem homogêneo. Faça bolinhas do tamanho que preferir e passe nas sementes. Conserve em geladeira por cerca de 3 a 5 dias em recipiente fechado de vidro.
Fonte: Personare
0
Leia Mais...
TREINE A MENTE PARA ALIMENTAR SEU CORPO
Prática chamada Mindful Eating melhora relação com a comida
Comer é uma constante em nossa existência, e em nossa cultura está intimamente ligado com o emocional. Afinal, quando estamos felizes saímos para comer, beber e celebrar, mas quando estamos tristes nos refugiamos em um alimento que traga conforto. Várias vezes por dia mastigamos, bebemos, ingerimos, digerimos, mas será que estamos nos nutrindo? Será que estamos totalmente presentes nesses momentos e sabemos qual a importância disso? Cultivando essa atitude, o que podemos descobrir sobre nós mesmos e o modo como operamos no mundo? Será que descobriríamos algo novo sobre nosso corpo e mente?
Questionamentos como esses abrem a mente e o corpo. E para viver bem, tudo o que precisamos é de uma mente aberta, flexível, espaçosa e bem alinhada com o funcionamento da base que é o nosso corpo. E como conseguimos isso? Praticando Mindfulness.
Mindfulness, traduzido para o português como atenção plena, significa praticar a atenção e a presença, momento a momento, sem julgamentos (saiba mais aqui sobre esta prática). Nos cursos, praticamos principalmente meditando, sentados ou caminhando. Porém, podemos desenvolver essa qualidade atenta e aberta com tudo o que fazemos. E uma das maneiras de desenvolver a atenção plena é comendo, técnica chamada de Mindful Eating.
COMO FUNCIONA O MINDFUL EATING?
Criar intimidade com nossos processos internos, através da pratica de estar presente, é aprender mais sobre como operamos no mundo em que vivemos, pois assim tiramos o véu de nosso mundo interno e vemos como esses mesmos processos refletem em todas as ações que praticamos, principalmente na nossa relação com a comida.
A prática de Mindful Eating é muito fácil de ser incorporada na rotina, a fim de nos familiarizarmos sobre nossa relação com a comida. Essa técnica está presente em todos os programas de Mindfulness e consiste em você parar por alguns minutos apenas para comer o que está sendo servido, sem distrações, atento à textura, sabores e cheiros.
Segue ao lado link matéria completa site: Personare
Fonte: PERSONARE
0
Leia Mais...
Dor de Cabeça - CEFALEIAS
O que é cefaleia tensional?
A cefaleia tensional é geralmente uma dor difusa, de leve a moderada intensidade na sua cabeça, muitas vezes descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio. A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça, e suas causas não são bem compreendidas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional.
A cefaleia tensional pode ser episódica (menos de 15 dias por mês) ou crônica (mais de 15 dias por mês). As dores de cabeça podem durar entre 30 minutos e vários dias.
Causas
Não há uma causa única para dor de cabeça tensional. Este tipo de dor de cabeça não é uma característica hereditária que ocorre em famílias.
Em algumas pessoas, dores de cabeça de tensão são causados pela contração involuntária e crônica de músculos na parte de trás do pescoço e do couro cabeludo.
Essa tensão muscular pode ser causada por:
- Repouso insuficiente
- Má postura
- Estresse emocional ou mental, incluindo depressão
- Ansiedade
- Cansaço
- Fome
- Excesso de exercícios.
Dores de cabeça tensionais são geralmente desencadeadas por algum tipo de estresse de origem externa ou interna. Exemplos de fatores de estresse incluem:
- Ter problemas em casa / vida familiar difícil
- Estar esperando um filho ou filha
- Preparar-se para testes ou exames
- Voltar de férias
- Iniciar um novo trabalho
- Perder um emprego
- Estar insatisfeito com o próprio corpo
- Prazos no trabalho
- Competição em esportes ou outras atividades
- Ser perfeccionista
- Não dormir o suficiente
- Se envolver em muitas atividades / organizações.
A cefaleia tensional episódica geralmente acontece por uma situação estressante isolada ou um acúmulo de estresse. Estar exposto ao estresse diariamente pode levar à cefaleia tensional crônica.
Outros desencadeadores da cefaleia tensional são:
- Álcool
- Cafeína (em excesso ou abstinência)
- Gripe e resfriado
- Problemas odontológicos como bruxismo
- Fadiga visual
- Fumo em excesso
- Fadiga
- Congestão nasal
- Esforço excessivo
- Sinusite.
- Fatores de Risco
Fatores de risco para cefaleia tensional incluem:
Gênero. Entre as pessoas que tem cefaleia tensional, cerca de 88% são mulheres
Idade. A incidência de dores de cabeça tensionais parece atingir o pico nos anos 40, embora pessoas de todas as idades possam sofrer com esse problema.
Sintomas da cefaleia tensional
Pessoas com dores de cabeça tensionais comumente relatam esses sintomas:
- Leve dor ou pressão na frente, topo ou laterais da cabeça
- Dor de cabeça que ocorre no final do dia
- Dificuldade em adormecer e manter o sono
- Fadiga crônica
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Sensibilidade à luz ou ruído
- Dores musculares.
A cefaleia tensional pode ser episódica (menos de 15 dias por mês) ou crônica (mais de 15 dias por mês). A cefaleia tensional crônica pode variar em intensidade ao longo do dia, mas a dor quase sempre está presente. Além disso, uma cefaleia tensional aguda pode evoluir para a forma crônica.
Cefaleia tensional x Enxaqueca
As dores de cabeça tensionais podem ser confundidas com enxaquecas. Além disso, se você tem cefaleia tensional frequentemente, as chances de sofrer com enxaqueca são maiores.
Ao contrário de algumas formas de enxaqueca, a cefaleia tensional normalmente não está associada a distúrbios visuais, náuseas ou vômitos. Embora a atividade física geralmente agrave a enxaqueca, não faz a cefaleia tensional piorar.
Diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
Se a dor de cabeça atrapalha sua vida ou você precisa tomar medicação para suas dores de cabeça mais do que duas vezes por semana, marque uma consulta médica.
Para pessoas que já receberam o diagnóstico de cefaleia tensional, é importar marcar uma consulta sempre que houver uma mudança no padrão das dores. Ocasionalmente, as dores de cabeça pode indicar uma condição médica séria, tal como um tumor cerebral ou ruptura de um vaso sanguíneo enfraquecido (aneurisma).
Se você tiver algum desses sintomas, procurar atendimento de emergência:
- Dor de cabeça abrupta e severa
- Dor de cabeça com febre, rigidez do pescoço, confusão mental, convulsões, visão dupla, fraqueza, dormência ou dificuldade na fala
- Dor depois de um ferimento na cabeça, especialmente se a dor de cabeça fica pior com o passar do tempo.
Na consulta Médica
Entre as especialidades médicas que podem diagnosticar a cefaleia tensional estão:
Neurologia
Clínica Geral.
Tratamentos alternativos
- Além da medicação, outros tratamentos podem ajudar na cefaleia tensional. Veja:
- Acupuntura
- Massagem terapêutica, relaxante e Auriculoterapia
- Biofeedback e terapias comportamentais.
FONTE: mãosquecuram
0
Leia Mais...
Canábis ajuda a curar as fraturas ósseas
Canábis -maconha, haxixe- foi usado como um remédio por sociedades de todo o mundo durante séculos. Mas o uso terapêutico da maconha foi proibido na maioria dos países na década de 1930 e 40, devido a uma crescente consciência dos perigos de dependência. Os significativos benefícios médicos do canábis para aliviar os sintomas de doenças como a doença de Parkinson, câncer, e esclerose múltipla só recentemente foram repesquisados.
Um novo estudo publicado no Journal of Bone and Mineral Research por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e da Universidade Hebraica explora outra promissora nova aplicação médica para o canábis. De acordo com a pesquisa, a administração de canabidiol do componente não psicotrópico canabidiol (CBD) ajuda significativamente a curar as fraturas ósseas. O estudo, conduzido em ratos com fraturas do fêmur medial, descobriu que CBD -incluso quando isolado de tetra-hidrocanabinol (THC), o principal componente psicoativo do canábis - marcadamente melhorou o processo de cicatrização dos fêmures após apenas oito semanas.
A pesquisa foi conduzida em conjunto pelo Dr. Yankel Gabet do laboratório de pesquisa do osso no Departamento de Anatomia e Antropologia da TAU's Sackler Faculty of Medicine e o falecido Prof. Itai Bab do laboratório de osso da Universidade Hebraica.
Matéria na integra no portal medcenter segue link : Canábis ajuda a curar as fraturas ósseas
Fonte:MEDCENTER
0
Leia Mais...
FITOTERÁPICOS SÃO ALIADOS CONTRA ANSIEDADE
Será possível nos dias atuais vivermos sem ansiedade? Quando paramos para pensar vemos que é quase impossível imaginar nosso dia a dia sem estarmos ansiosos. Afinal, nossa maneira de viver inclui compromissos; metas; exigências pessoais, econômicas e sociais; além de uma grande competitividade a qual estamos submetidos. E isso já se tornou tão cotidiano, que não conseguimos perceber quão ansiosos estamos e o quanto essa nossa relação com o tempo nos deixa doentes.
Normalmente somos levados pela rotina e ficamos pensando apenas no momento futuro, no próximo instante, no que planejamos para quando isso ou aquilo acontecer, mas esquecemos de apreciar e viver o presente. Com isso, paramos de observar a vida, os pequenos prazeres, as conquistas e os detalhes que fazem toda a diferença. E nos envolvemos numa teia de doenças, como ansiedade, angústia, depressão, estresse, insônia, obesidade e tantas outras.
Mas como estar menos ansioso? Sabe aquele tradicional chazinho que os avós normalmente nos sugeriam? Sim, eles são muito eficazes.Desde épocas remotas o homem teve que aprender a comer, a vestir-se e a curar-se. Para isso, precisou observar o meio e o comportamento dos animais, que através unicamente de seu instinto sabiam selecionar plantas comestíveis ou medicinais de outras tóxicas.
O uso das plantas medicinais data deste os primeiros xamãs, mas também há relatos de uso no Egito antigo, onde esse conhecimento pertencia à casta sacerdotal datada inicialmente em 1700 a.C., na China existem relatos de 2800 a.C., passando pela Idade Média e toda a história do homem. Como se vê, o uso das plantas medicinais caminhou junto com nossa evolução. E no cenário atual isso não muda muito, principalmente quando falamos de uso popular das plantas, já que em 1996 a Organização Mundial de Saúde (OMS) atestou que 80% da população mundial dependia das plantas medicinais para a atenção primária de saúde.
Com essa grande crescente, vêm sendo produzidas pesquisas trazendo a comprovação de indicações de uso já sabidas do conhecimento popular. Os estudos instruem também quanto a dosagens específicas, toxicidade e interações medicamentosas. As plantas medicinais são definidas como aquelas capazes de produzir princípios ativos que possam alterar o funcionamento de órgãos e sistemas, restaurando o equilíbrio do organismo.
Manter nosso organismo equilibrado é a chave para combatermos estes momentos tão frequentes de ansiedade. Para isso, clique no slideshow abaixo e confira algumas plantas amplamente conhecidas no Brasil e eficazes.
CAPIM CIDREIRA, CAPIM LIMÃO, CAPIM SANTO (CYMBOPOGON CITRATUS)
Indicado principalmente no uso de suas folhas - secas ou não - para chás. Prepare uma infusão com uma colher de sopa destas plantas secas bem picadas, para cada xicara de chá. Abafe por 10 minutos e tome 2 vezes ao dia.Também encontramos facilmente como óleos essenciais para preparos de óleos de massagem e saunas faciais.
CAMOMILA (MATRICARIA CHAMOMILLA L.)
As flores podem ser usadas em chás, como sedativas, em momentos de ansiedade e insônia. A melhor forma de uso em chás é preparando uma infusão: para cada xícara, use uma colher de chá de flores secas de Camomila, abafe por 10 minutos e tome 3 vezes ao dia.
MELISSA (MELISSA OFFICINALIS)
A planta pode ser usada em chás, combatendo quadros de ansiedade, angústias e histerias. Neste caso, a melhor forma seria preparando uma infusão. Para isso, utilize cerca de 1 a 3 gramas da planta fresca para cada 150ml a 200ml de água. Abafe por cerca de 10 minutos e tome a bebida ainda morna, 3 vezes ao dia.
MARACUJÁ (PASSIFLORA ALATA)
Principalmente suas folhas e flores podem ser usadas como calmantes, sedativas e indutoras de sono. Experimente fazer uma infusão de folha secas de maracujá. Para cada xícara de chá, use uma colher de sopa da folha seca bem picada, abafe por 10 minutos e tome 2 vezes ao dia, de preferência uma vez antes de dormir.
LAVANDA (LAVANDA SATIVA)
Pode ser encontrada em óleos essenciais e usada em óleos de massagem ou aromatização de ambiente. Pingue duas gotinhas do óleo no lado oposto do travesseiro. Isso vai melhorar a qualidade do sono e diminuir a ansiedade.
Estas e tantas outras são nossas aliadas. Porém, deve-se tomar muito cuidado quando utilizamos plantas medicinais, pois elas possuem nomes populares diferentes, dependendo da região do país, o que pode confundir.Além disso, o armazenamento também deverá ser feito de forma correta, assim como plantio, colheita e extração. Sendo assim, é de extrema importância o uso racional dos fitoterápicos, orientados por profissionais aptos e especializados a indicar a dose exata e a forma de uso, e também orientar quanto às plantas não indicadas para determinados interagentes e possíveis interações com qualquer medicamento que esteja em uso.
No que diz respeito aos chás de sachê, encontrados nos mercados, eles também podem ser consumidos. Apesar de possuírem uma concentração baixíssima do fitoterápico, ainda assim colaboram para a sensação de bem-estar. Já a bebida por si só remete a uma pausa e um momento tranquilo - premissas para combatermos a ansiedade.
FONTE: PERSONARE
0
Leia Mais...
Brócolis é eficiente no tratamento do câncer, diz estudo
Cientistas americanos conseguiram comprovar, pela primeira vez, a eficácia da ingestão de brócolis no combate ao câncer. Uma pesquisa conduzida no Instituto Linus Pauling mostrou que uma substância chamada sulforafano, presente não apenas no brócolis, mas também na couve-flor e em demais vegetais crufíferos - grupo de alimentos ricos em betacaroteno, vitaminas C e E, ácido fólico e cálcio -, é um importante auxiliar na prevenção e tratamento de tumores. Isso porque o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado.
Os pesquisadores analisaram casos de pacientes que sofriam de câncer de próstata. Durante o estudo, o sulforafano mostrou-se eficiente em inibir a chamada histona desacetilase, também conhecida como enzima HDAC. A inibição de HDAC é um dos campos mais promissores no tratamento do câncer - e tem sido o foco tanto dos tratamentos medicamentosos quanto dos alimentares. "É importante demonstrar que o sulforafano é seguro, porque nem toda substância encontrada em alimentos pode ser segura", diz Emily Ho, coordenadora da pesquisa. De acordo com Emily, em alguns casos a maneira como o alimento é servido e mesmo a quantidade consumida fazem diferença na ação dos nutrientes.
As HDAC são uma família de enzimas que, entre outras funções, afetam o acesso direto ao DNA celular. Elas desempenham ainda um papel importante na expressão de alguns genes, como os supressores de tumores, definindo se eles ficam "silenciosos" ou se entram em ação.
Fonte: Veja Abril
0
Leia Mais...
Dor neuropática
Dor neuropática é sensação crônica que afeta qualidade de vida.Certos problemas de saúde são graves por causa da dificuldade de diagnóstico e tratamento e pela maneira como interferem na qualidade de vida de quem convive com eles. É o caso da dor neuropática, um desconforto de alto grau, crônico, que não tem ligação com feridas, problemas musculares, de ligamentos nem dos ossos.
“A dor neuropática é consequência de lesões que ocorrem em nervos, na medula da coluna ou no próprio cérebro”, explica o neurologista Carlos Maurício de Castro Costa, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).
O problema é presença constante e afeta o dia-a-dia das pessoas que sofrem dele de diversas maneiras. “É bastante debilitante por fazer com que a pessoa sinta diferentes sensações de dor, além de causar dificuldades para responder aos tratamentos”, completa o especialista.
Para que se tenha uma ideia da gravidade do problema, basta ver a posição que ele ocupa no sistema utilizado para medir a dor. “Usamos uma escala que vai de 0, onde não existe nenhuma dor, até 10, quando é insuportável. A dor neuropática fica próxima dos 10”, observa o neurologista.
Problema pode ser originado por outras doenças
De acordo com Costa, a dor neuropática pode ser causada por traumatismos, substâncias tóxicas, quimioterápicos, tumores que causam compressão e por acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças.
Uma das principais enfermidades relacionadas à dor neuropática é o diabetes. “Essa doença causa um ‘descascamento’ dos nervos, o que leva a dor e dormência nos pés, por exemplo. Se houver uma a regeneração dessa casca do nervo, a amialina, então esses pacientes podem melhorar da dor”, explica o médico.
O neurologista diz que não há idades ou perfis mais propensos a terem dor neuropática, mas destaca algumas situações nas quais é maior a possibilidade de que o problema ocorra. “Pessoas que se expõem a traumatismos terão essa condição mais facilmente, assim como aquelas que fazem quimioterapia prolongada e quem tem lesão da medula por acidente, por arma de fogo e também pelo AVC, que prejudica do ponto de vista motor e sensitivo”, explica Costa.
Diagnóstico da dor neuropática envolve múltiplos fatores
Descobrir a dor neuropática não é uma tarefa fácil pois, de acordo com Costa, é preciso um especialista que saiba examinar o paciente do ponto de vista neurológico. “Uma maneira de fazer esse diagnóstico é pela queixa do paciente, pela descrição do que ele sente, de como é a dor”, afirma o neurologista.
Junto a essa questão, explica o especialista, devem ser realizados outros exames. Se a lesão for em um nervo periférico (do sistema nervoso periférico), o paciente precisa fazer uma eletroneuromiografia, que vai apontar em que nervo está o problema e onde exatamente se localiza. Se o problema for relacionado com o cérebro ou a medula, ou seja, no sistema nervoso central, é preciso realizar uma ressonância magnética.
Tratamento e prevenção da dor neuropática
Assim como diagnosticar, tratar a dor neuropática também é difícil. “Basicamente, há certa sensibilização do nervo periférico ou dos neurônios do sistema nervoso central e essas estruturas ficam irritadas. É necessário acalmá-las, o que é feito por meio dos medicamentos corretos, que aliviam a dor”, explica Costa.
O neurologista alerta para o fato de que, em muitos casos, a dor neuropática não responde bem aos tratamentos e, junto a essa questão, há o fato de que não são utilizados os remédios adequados. ”Usar anti-inflamatório, por exemplo, não vai ajudar. Existem drogas especificas. No caso do diabetes, tratar dessa doença não necessariamente vai fazer a pessoa melhorar da dor. É preciso reconstituir o nervo”, observa o neurologista.
Outros fatores também são necessários para cuidar da dor neuropática. “É uma condição que precisa ser tratada do ponto de vista multidisciplinar, envolvendo psicologia, fisioterapia, acupuntura, todos os outros métodos que podem ajudar o paciente”, afirma costa, que completa: “os medicamentos têm efeito analgésico. A capacidade de regeneração do nervo vai depender do sistema nervoso”.
Prevenir a dor neuropática não é fácil, mas há como tomar algumas atitudes nesse sentido. “Seria preciso evitar traumatismos, o desenvolvimento de diabetes, de câncer, a questão da quimioterapia, que é uma consequência. Os cuidados com a dor neuropática entram na prevenção geral das doenças, aquilo que pode ser evitado por diagnóstico precoce, por exemplo”, conclui Costa.
Fonte: Laboratórios Pfizer Ltda
0
Leia Mais...
SP Pesquisa contará o que os cientistas já sabem sobre o câncer
Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (27/06) e pela Univesp TV no domingo (28/06), vai tratar das pesquisas sobre o câncer no Brasil.
O programa vai contar o que os cientistas já sabem sobre o aparecimento do câncer em nosso organismo, mostrando o trabalho desenvolvido em laboratórios de pesquisa de São Paulo.
Roger Chammas, que coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer da Universidade de São Paulo (USP), explica como a pesquisa caminha do paciente para o laboratório e retorna ao paciente em forma de tratamento.
Mitzi Brentani e Aparecida Koike, também da USP, estudam o câncer de mama e querem saber por que a doença tem aparecido tão frequentemente em jovens. Raul Maranhão, do Instituto do Coração, fala sobre investigações relacionadas a nanomedicamentos para o tratamento do câncer.
O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).
Mais informações em univesptv.cmais.com.br.
Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.
Fonte:Agência Fapesp
0
Leia Mais...
ACUPUNTURA PARA ALERGIAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS
Todos os anos, com a proximidade do inverno e as mudanças bruscas de temperatura, muitas crianças são acometidas pelas doenças da estação, especialmente as alergias respiratórias. Essas alergias geralmente são um problema crônico, com períodos de maior atividade durante esta época do ano. Os sintomas mais comuns são coriza, obstrução nasal, espirros e dor de cabeça, e podem ser mais fortes nos pequenos, que não possuem o sistema imunológico adequadamente preparado.
A Acupuntura pode ser uma aliada no combate a alergias respiratórias em crianças, trazendo o alívio dos sintomas e o fortalecimento do sistema imunológico. Partindo do conceito de que a saúde depende da harmonia entre os estados físico e emocional, a Acupuntura tem o objetivo de promover o reequilíbrio energético do paciente, por meio do estímulo de pontos específicos do corpo, situados em canais chamados de Meridianos. Existem poucas contraindicações para o tratamento com Acupuntura como a febre, por exemplo, e muitos estudos demonstram que não há efeitos colaterais. Mas é importante que seja realizado por um profissional habilitado.
MAS E O MEDO DAS AGULHAS?
Existem diversas formas de se estimular os pontos de Acupuntura, especialmente em Pediatria, quando as agulhas podem causar medo nas crianças e nos pais (apesar de sua inserção ser rápida, praticamente indolor e o tempo de retenção menor do que nos adultos). Como exemplos, temos o Laser e o Shonishin, que é um dispositivo com ponta arredondada, que não penetra na pele, apenas estimula o ponto através da pressão. Em alguns casos, ainda é possível utilizar esferas de cristal ou metal, que mantêm o estímulo nos pontos por alguns dias depois da consulta. A escolha da técnica mais adequada vai depender da idade e da tolerância da criança e nenhuma delas causa dor ou desconforto.
Outros problemas respiratórios também podem ser tratados com a Acupuntura, como a rinite, a sinusite e a asma. O tratamento pode se iniciado na fase aguda da doença e continuar após o desaparecimento dos sintomas, de forma preventiva. Com o decorrer do acompanhamento, com duração média de 10 semanas, o espaço entre as crises aumenta muito e, frequentemente, o pequeno paciente pode até ficar livre definitivamente do problema, ganhando mais qualidade de vida.
Fonte: Personare
0
Leia Mais...
O que é esse tal ácido úrico? Purinas, já ouviram falar?!!
Purinas (adenina (A) e guanina (G)) são constituídas por carbono, hidrogênio, nitrogênio e, por vezes, oxigênio. Juntamente com as pirimidinas (citosina (C) e timina (T)) formam as “bases nitrogenadas”, componentes fundamentais do DNA e do RNA. Estão presentes em certos alimentos como carne vermelha, frutos do mar, peixes, certos grãos como ervilha, lentilha e feijão, em bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, e também em nosso organismo.
Além de constituírem o material genético, as purinas são responsáveis pela coloração da urina, pela vasodilatação no controle cardíaco e são componentes de várias moléculas importantes para o metabolismo do organismo, como a de ATP (molécula que fornece energia para as reações celulares).
Em certas reações metabólicas, a purina é degradada para fornecer nitrogênio na forma de ácido úrico, que pode ser excretado na urina. Em altas concentrações, o ácido úrico pode causar problemas como formação de cristais que se depositam em articulações. Por esse motivo, recomenda-se uma dieta com concentrações moderadas de purina.
Fonte: Dr.Drauziovarella
Evite o excesso de alimentos como: carne vermelha, frutos do mar, peixes, certos grãos como ervilha, lentilha e feijão, em bebidas alcoólicas, principalmente cerveja.
0
Leia Mais...
7 de Abril Dia Mundial da Saúde
Uma tendência vem surgindo recentemente na medicina é a chamada “medicina integral”. Essa tendência é um movimento que se contrapõe à estrutura cartesiana e compartimentalizada da medicina convencional, que divide o ser humano e partes para aumentar sua eficiência. A medicina integral parte do pressuposto que o ser um humano é um todo indivisível, portanto nenhuma doença pode ser entendida e tratada sem que essa visão da integridade do indivíduo seja mantida. Por isso o modelo de especialidades e sub-especialidades da medicina estaria condenado, mais cedo ou mais tarde ao fracasso
O movimento da medicina integral também não pode ser visto como uma medicina complementar. Ele é um conceito mais amplo. A medicina complementar faz parte das inúmeras técnicas que estão em baixo de seu guarda-chuva conceitual. O conceito de medicina integral surgiu na década de 80, como uma nova proposta da medicina psicossomática. Nessa época muitos trabalhos científicos demonstraram que os fatores emocionais tinham uma importância grande na gênese e na evolução de inúmeras doenças. Portanto, qualquer médico, mesmo um especialista, deveria atentar para os aspectos psicológicos do seu paciente, já que esses eram importantes para o tratamento ou a cura.
Contrapondo a tendência de dividir o corpo e a mente, existente na medicina até então, foi proposto o conceito de medicina integral. Nessa proposta o médico cuidaria tanto do corpo como da mente do paciente numa mesma consulta visando melhorar o resultado dos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos.
Medicina de família
Um segundo incremento do movimento da medicina integral surgiu com o renascimento da medicina de família. Essa corrente surgiu a partir da constatação de que a grande maioria da população, em geral carente, que procura atendimento médico possui problemas simples de saúde – e que medidas simples e gerais podem ter um grande impacto na mortalidade e na morbidade dessa população.
Assim foram criados os médicos de família, que combinam ensinamentos de várias áreas básicas da medicina como clinica médica, obstetrícia, pediatria e medicina preventiva, para promover suas ações de saúde. Muitos trabalhos epidemiológicos mostraram que as populações atendidas pelo sistema de médico de família possuem melhores índices de saúde com um custo inferior ao do sistema convencional, baseado em especialidades. Por isso programas de médicos de família têm sido implantados no atendimento primário à saúde em todo mundo. Esses resultados foram aproveitados pelo teóricos da medicina integral, mostrando que a abordagem integrada foi mais eficiente que a compartimentalizada, no atendimento a população, e a medicina integral ganhou novo empurrão.
Medicina complementar
O terceiro movimento da medicina integral começou a surgir na virada do século, quando a antiga medicina alternativa começou a ser incorporada aos sistemas de saúde, agora sendo chamada de medicina complementar. Existem cerca de dois mil trabalhos científicos publicados no mundo sobre o tema medicina integral, sendo que a maioria associado à medicina complementar ou psicossomática. Infelizmente os grupos que trabalham com medicina de família não tem aproveitado os conceitos de medicina complementar para ampliar a qualidade e a eficiência de sua medicina integral. Menos de 20 trabalhos mencionam as duas medicinas em seu texto. Mesmo assim uma publicação da Universidade de Havard, onde está uma das melhores escolas de medicina do mundo, questiona a falta de treinamento em medicina complementar pelos médicos de família.
A associação de medicina convencional com a medicina complementar, para melhorar a qualidade de vida e reduzir os efeitos adversos dos tratamentos de algumas doenças como câncer, AIDS e esclerose múltipla, também tem gerado resultados animadores. Os pacientes que recebem a medicina complementar (em geral uma combinação de acupuntura, massagem, fitoterapia, terapias cognitivas, etc) possuem melhores escores em escalas que avaliam a qualidade de vida das pessoas, e menor incidência de problemas como depressão e insônia.
Fonte:Medicina Complementar por Alex Botsaris
0
Leia Mais...
SÍNDROME DE BURNOUT: A DOENÇA DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL.
Síndrome de Burnout: A doença do esgotamento profissional
Não importa a profissão, o estresse faz parte do dia a dia num mundo cada vez mais competitivo. A Síndrome de Burnout é uma das consequências deste ritmo atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” demonstra que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Afinal, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior”.
Em geral, a síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas. É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas.
Sintomas
Há diversos sintomas, que, em fase inicial, até se confundem com a depressão. Por isso, é importante um diagnóstico detalhado. O esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho. Além disso, há relatos de sentimentos negativos, desconfiança e até paranoia.
É possível que o paciente sofra fisicamente com a doença, com dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares. Em mulheres, é comum alterações no ciclo menstrual.
Além do tratamento, que inclui terapia e medicamentos, como antidepressivos, se faz necessária uma mudança no estilo de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem entrar para a rotina, pois ajudam a controlar os sintomas. É importante que o médico observe se é o ambiente profissional a causa do estresse ou se são as atitudes da própria pessoa que geram a crise.
A qualidade de vida é uma das armas para prevenir a Síndrome de Burnout. E isso inclui cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios e manter uma vida social bem ativa.
Fonte: Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida.
0
Leia Mais...
Livros de colorir para adultos:Caminhos para a senilidade...
Quando você é criança, uma das coisas mais divertidas e que tiram a sua ansiedade é colorir. Principalmente quando se tem aqueles livros super legais com desenhos prontinhos para receber cor. Só que aí você cresce, e alguém decide que isso não é mais uma atividade para sua vida, assim como te tiraram o direito de ter um shampoo que não faz lágrimas e uma pasta de dente com gostinho de morango.Pois é, o shampoo e a pasta de dente ainda não estão disponíveis, mas para quem gostava de colorir pode comemorar. No ano passado os livros de colorir para adultos foram uma das maiores novidades editoriais na Europa. A editora britânica Michael O’Mara, lançou 19 títulos do gênero em seu catálogo e foram vendidos 250 mil exemplares até agora no Reino Unido.O livro é o Secret Garden: An Inky Treasure Hunt and Colouring Book de Johanna Bastford que chegou no Brasil com o título “Jardim Secreto: Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse“, conta com várias páginas de desenhos incríveis que não somente podem ser coloridos, mas propõem um “desafio”: encontrar todos os tipos de criaturas e curiosidades que estão escondidos no livro e devem procurados. Besouros, pássaros, borboletas e até um tubarão estão escondidinhos em folhas com desenhos absurdamente lindos. E além de colorir você pode completar algumas páginas.
Os benefícios da prática são diversos, a depender do contexto até benefícios sociais podem ser alcançados, tanto que existem recomendações terapêuticas para a atividade que ajuda a desenvolver habilidades como atenção, coordenação, percepção visual, dentre outras precisam ser trabalhadas/estimuladas no processo terapêutico.
A ideia inicial da proposta foi da australiana, Ana Eliza Soares Scott que resolveu investir no material para trabalhar com uma cliente portadora de Alzheimer.
Fonte:R7
0
Leia Mais...
ÁGUA DE COCO HIDRATA E OFERECE MAIS ENERGIA
Não se sabe ao certo qual a origem do coqueiro, que é uma planta tão rica - há quem diga que é originário do Sudeste Asiático, na Nova Zelândia, enquanto outros afirmam que sua procedência é na América do Sul. O que sabemos é que ele se propaga bem em regiões tropicais e que é muitíssimo rico - desde sua palmeira, passando pelo óleo, polpa e água do coco! Essas árvores têm comparativamente um alto rendimento, de até 75 cocos por ano. Por isso, o coqueiro possui significativo valor econômico. Curiosamente, o nome para o coqueiro em Sânscrito é "kalpa vriksha", o qual se traduz como "a árvore que fornece todas as necessidades da vida".
A água de coco é considerada um isotônico natural, pois é muito rica em minerais e possibilita uma absorção rápida no corpo, principalmente de sódio e potássio, que são fundamentais para o funcionamento celular, ajudando o organismo a repor as perdas dos nutrientes.
Também auxilia na reposição de líquidos após atividade física intensa, é indicada para hidratação e equilíbrio do corpo, além de casos de diarreia. A bebida pode ser usada em uma infinidade de receitas na culinária!
Outra curiosidade é que a água de coco ajuda na recuperação da ressaca, pois além da reposição dos minerais, os carboidratos presentes na bebida repõem a energia perdida e recupera na desidratação ocasionada pelo álcool. As contraindicações são para pacientes graves de distúrbios renais, por conta da quantidade de sódio que a bebida contém. Também sugiro um consumo moderado por pessoas portadoras de diabetes e hipertensão, em função da quantidade de sódio e glicose que água de coco possui - nesse caso, recomendo a ingestão de cerca de 1 unidade de coco ao dia ou até 2 copos de 200ml, ou seguir a recomendação do nutricionista ou médico que lhe acompanha.
Além de ser rica em sódio e potássio, tem quantidades significantes de cálcio, magnésio e vitamina C. A boa notícia é que tem poucas calorias - cerca de 20 calorias em 100 ml de água de coco. O ideal é consumir o coco in natura - eu sugiro que você adquira um furador da fruta. Se optar por comprar a água de coco em garrafas plásticas, deve-se consumi-la no tempo recomendado. Para quem compra a versão industrializada, fique atento para a quantidade de conservantes e estabilizantes que vêm indicados no rótulo - deve ser a mínima possível!
Sugiro para quem não tem hábito de tomar suco verde, começar a prepará-lo com a água de coco, pois deixa a bebida naturalmente mais doce e saborosa. Aliás, acrescentar a água de coco em variados tipos de sucos é uma dica interessante para potencializar os benefícios da bebida.
Fonte: Personare
0
Radicais Livres, previna-se...
Um grande vilão para saúde é uma substância chamada Radical Livre, que é altamente tóxico, quando formado em demasia no corpo, podendo levar o organismo a desenvolver várias doenças.
Os Radicais Livres são formados, principalmente, devido à poluição ambiental da água, do ar e terra, no uso de agrotóxicos, hormônios nas carnes, metais pesados nos alimentos e água, abuso de álcool, infecções, cigarro, stress, etc.
A acupuntura também tem a finalidade de combater os radicais livres, eliminando os metais pesados, prevenindo e protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares (infarto, trombose, etc), envelhecimento precoce, doenças tumorais, insônia, fadiga, tensão pré-menstrual, obesidade, síndrome do pânico, gastrite, doenças do fígado, nefrites, anemias, tabagismo, stress, etc.
Exemplo de intoxicação por metal pesado, que pode ser absorvido pela pele, vias respiratórias e alimentos.
Leia Mais...
Os Radicais Livres são formados, principalmente, devido à poluição ambiental da água, do ar e terra, no uso de agrotóxicos, hormônios nas carnes, metais pesados nos alimentos e água, abuso de álcool, infecções, cigarro, stress, etc.
A acupuntura também tem a finalidade de combater os radicais livres, eliminando os metais pesados, prevenindo e protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares (infarto, trombose, etc), envelhecimento precoce, doenças tumorais, insônia, fadiga, tensão pré-menstrual, obesidade, síndrome do pânico, gastrite, doenças do fígado, nefrites, anemias, tabagismo, stress, etc.
Exemplo de intoxicação por metal pesado, que pode ser absorvido pela pele, vias respiratórias e alimentos.
Metal
|
Sintomas de Toxidez
|
Contato no Meio Ambiente
|
Chumbo | Cansaço crônico e fadiga, insônia ou sono excessivo, prisão de ventre, náuseas, diarréias, dores de cabeça, anorexia e anemia, irritabilidade, tremores e dares nas articulações. | Vidro, cosmético, fumaça de cigarro e de escapamento de automóveis, latas de alimentos, solda de encanamentos, solventes de tintas, gasolina, tinturas para cabelos. |
Mercúrio | Dermatites de contato, gengivite, piorréia, dores estomacais, alucinações visuais, distúrbios mentais, hipertensão, depressão, perda de peso, irritação, asma, convulsões, problemas respiratórios, tumores. | Água contaminada, agrotóxicos, tintas, fungicidas, lâmpadas, plásticos, tinturas para cabelos, amálgamas dentários, produtos a base de petróleo. |
Níquel | Problemas de pele, vertigem, palidez, distúrbios gastrointestinais, vômitos, febre, câncer pulmonar, apatia, irregularidades respiratórias durante o sono. | Soldagem, baterias de níquel/cádmio, cosméticos, exposição a produtos industriais, tabaco, borracha, óleos hidrogenados. |
Cádmio | Redução de apetite, bronquite, náuseas, vômitos, diarréia, queda de imunidade, edema e enfisema pulmonar, cólicas abdominais, anemia, distúrbios renais graves, hipertensão, câncer de próstata, perda de dentes. | Baterias de níquel/cádmio, soldas, cha-preto, peixes e crustáceos contaminados, tabaco, poluição ambiental, água não potável, ostras. |
Alumínio | Distúrbios gastrointestinais, náuseas, fadiga, crônicas, convulsões, alterações de comportamento, inapetência, problemas de fala, transpiração excessiva, raquitismo, memória fraca, paralisia, hiperatividade infantil, osteomalacia, perda de energia. | Panelas e papel de alumínio, utensílios de cozinha, embalagens de leite em pó, alimentos com conservantes, desodorantes antiperspirantes, água (encanada), antiácidos estomacais, fermento, queijos processados, pasta de dentes, pesticidas, cosméticos. |
Arsênico | Câncer de pele, distúrbios neurológicos, distúrbios hepáticos e renais, câncer das vias respiratórias, anemia, perda da sensação de dor, gastroenterite, perda dos cabelos. | Manufatura de vidros e espelhos, inseticidas, pesticidas, tintas de parede, queima de carvão. |
Berílio | Dor no peito, fadiga, anemia, anorexia, perda de peso, distúrbios hepáticos, problemas respiratórios. | Tintas corantes, cosméticos, queima de carvão, exposição a produtos industriais, tabaco. |
Fonte:Instituto Dr. Rafael Tatonetti
0
Leia Mais...
Tendência Mundial ...saúde em colapso!!!
Mais de 1,4 bilhões de adultos em todo o mundo têm pré-obesidade e um maior risco de diabetes tipo 2, cardiopatia, artrose e algumas formas de câncer.
«Se houver sobrepeso, perder apenas 10% do peso corporal pode deter o risco de diabetes tipo 2 e transtornos cardiovasculares», diz Susan Levin, M.S., R.D., C.S.S.D., uma das autoras do estudo e diretora de educação em nutrição do Comitê de Médicos. «À medida que o peso diminui, começam a ser observadas quedas na pressão arterial, na glicemia, nos triglicerídeos e no colesterol».
Referências:
Neal D. Barnard et al,A Systematic Review and Meta-Analysis of Changes in Body Weight in Clinical Trials of Vegetarian Diets. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, DOI: 10.1016/j.jand.2014.11.016, 21 de janeiro de 2015.
Fonte: Medical News Today
http://www.medicalnewstoday.com/releases/288413.php
Previna-se
Conheça os benefícios desta técnica...
0
Leia Mais...
19/01 – Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional é o profissional que cuida não só da prevenção, mas também do tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.
Fonte: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
0
Leia Mais...
Namastê (Você em equilíbrio com seu Ser ...FELIZ 2015)
A palavra NAMASTÊ é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa“Curvo-me perante a ti”.
NAMAS (reverenciar, saudar, curvar-se)
TE (ti)
Namastê é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.
Expressa um grande sentimento de respeito.
Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos
da mesma essência,
da mesma energia,
do mesmo universo.
Namastê possui uma força pacificadora muito intensa.
Em síntese é “Saúdo a você, de coração”! e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento.
O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.
O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti.
O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você.
A minha essência saúda a sua essência.
As pessoas que trocam indiferença, desconfiança ou ódio, são pessoas que esqueceram que Deus habita cada ser.
Conhecido pelos budistas como Anjali Mudra, consiste no simples ato de pressionaras palmas das mãos ante o coração e os dedos apontando para cima, no centro do peito. Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhado de palavras.
Frequentemente fecha-se os olhos, para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito à divindade que preenche todos os espaços do universo.
A coluna retorna à posição ereta mais lentamente do que quando abaixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.
Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração,enquanto os dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão. Significa então que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com a Verdade.
Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças unidas em equilíbrio.
Dez dedos unidos no Namastê. O número dez é símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito.
Os dez Mandamentos
As dez emanações da Árvore da Vida,
Os dez vértices da estrela de Pitágoras.
A Parábola dos Dez Talentos (Mt,25)
Toda a criatura é um reflexo dos Dez
Atributos Divinos:
Apego, Bondade, Conhecimento, Entendimento, Esplendor, Harmonia, Perseverança, Realeza, Sabedoria, Severidade.
Namastê traz o Sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza.
Deus está em tudo, em cada um de nós e qualquer dissociação da imagem do divino da nossa é inútil.
Ao fazer o Namastê, afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado, indissociáveis e iguais.
Assinar:
Postagens (Atom)