Você está em:
Início
Indicações da Auriculoterapia
Todas as disfunções físicas e psíquicas são passíveis de serem tratadas por meio da Auriculoterapia. A técnica consegue abranger todo o organismo, por intermédio de reflexos neurológicos importantes. Portanto, quando utilizada juntamente com outras terapias, é capaz de aumentar a eficácia de quaisquer tratamentos. Além de tratar quadros patológicos estabelecidos e em muitos casos proporcionar resultados instantâneos, também fornece ao organismo energia suficiente para prevenir doenças.
Em relação à acupuntura sistêmica, a prática da auriculoterapia possui uma estrutura mais simplificada, esta segue os antigos preceitos quanto à localização dos pontos no pavilhão auricular. Quase todos os pontos remetem ao nome do órgão ou parte do corpo em que atua.
O uso da Auriculoterapia é muito bem-sucedido na prática de analgesia e anestesia, assim como em odontologia para cirurgias e outros tratamentos.
Apresenta resultado analgésico praticamente imediato em crianças.
O pavilhão auricular apresenta as seguintes características:
- É formado por uma lâmina de formato ovalar, voltada sobre si, em várias direções, cuja extremidade superior é densa. Seu formato lembra um pavilhão de corneta, cuja finalidade é captar ondas sonoras.
- Encontra-se posteriormente à articulação temporomandibular e a região parótida, antes da região mastóide e abaixo da temporal, estando ligado à cabeça nos dois lados pela parte média de seu terço anterior.
- Constitui-se de tecido fibrocartilaginoso, o qual dá suporte a suas estruturas anatômicas, assim como de músculos, ligamentos e tecido adiposo. Sua parte inferior apresenta abundância de nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, já os terços superiores são constituídos de cartilagem, e o lóbulo da orelha, quase totalmente de tecido adiposo e conjuntivo.
- Na face externa é revestido por pele, que se adere à fibrocartilagem, da qual é separado por tecido celular subcutâneo espesso. Já seu revestimento na face interna é de pele móvel, cujo tecido celular é frouxo e contém alguns grânulos adiposos. Como a derme é mais espessa, ela abriga glândulas sebáceas, sudoríparas, capilares, nervos e vasos linfáticos. Próximo ao conduto auditivo há grande quantidade de glândulas sebáceas e tecido adiposo.
Ciclo de Tratamento
Um ciclo de tratamento pode ser de seis a dez sessões nas frequências seguintes: diariamente, em dias alternados , duas vezes por semana ou uma vez, semanalmente, a depender da patologia e da emergência do paciente.
Conforme o caso e a enfermidade o tratamento pode ser suficiente com um ciclo de dez sessões ou necessitar de mais alguns ciclos para resolução completa do problema.
Deve-se alternar o pavilhão tratado a cada sessão e considerar um período de três a cinco dias de descanso entre cada ciclo.
Para se obter uma melhor resposta ao tratamento, o paciente deve se auto-estimular, nos pontos com agulhas ou sementes, diariamente pelo menos 2 ou 3 vezes dia.
Fonte: Acupunturista.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentários:
Postar um comentário