A eletrolipólise, ou eletrolipoforese, é um tratamento estético que, segundo artigos científicos, funciona no combate às gorduras localizadas e à celulite. Contudo, este é um procedimento que possui diversas contra indicações, como por exemplo feridas na pele, infecção local, diabetes e mioma.
Contra indicações da eletrolipólise
As contra indicações da eletrolipólise são:
- Mioma uterino;
- Câncer;
- Toma de medicamentos com corticóides, progesterona e/ou beta-bloqueadores;
- Hipertensão;
- Hipoglicemia;
- Diabetes;
- Síndrome de Cushing;
- Marcapasso cardíaco;
- Hipotireoidismo;
- Gravidez;
- Epilepsia;
- Insuficiência renal;
- Alergia na zona a ser tratada;
- Deficiência de cálcio, osteoporose.
Caso o indivíduo tenha alguma destas situações acima, ele não poderá realizar o tratamento com a eletrolipósise.
Como funciona a eletrolipólise
A técnica consiste em aplicar uma corrente elétrica de baixa frequência nos locais afetados, onde há uma consequente perda de calorias e aumento da circulação sanguínea, melhorando também o aspecto da pele e o edema.
Para passar a corrente elétrica usa-se um aparelho de TENS ligado à agulhas de acupuntura, que são colocadas na região a ser tratada, como a zona abdominal, flancos, bumbum ou coxas, por exemplo.
As agulhas devem ser colocadas em pares, com uma distância menor que 5 cm, e ligadas ao aparelho.O especialista deverá ligar o aparelho, colocando os parâmetros necessários para o procedimento, e o indivíduo irá sentir a corrente elétrica na zona (uma espécie de formigueiro) até quase sentir dor.
O tratamento com a eletrolipólise promove a quebra das células de gordura e facilita a sua saída. Estudos científicos têm comprovado que o uso da eletrolipólise é eficaz no combate à gordura localiza e celulite, entretanto, melhores resultados são observados se o indivíduo fizer também exercícios físicos e uma dieta hipocalórica.
Resultados da eletrolipólise
Os resultados da eletrolipólise são geralmente observados a partir da 10ª sessão, mas podem ser vistos antes se o indivíduo fizer ainda outros tratamentos estéticos como por exemplo a drenagem linfática, que facilita a retirada dos líquidos e de toxinas.
Recomenda-se realizar no mínimo 10 sessões de eletrolipólise, em dias alternados, exercitar-se e alimentar-se corretamente para a diminuição da gordura localizada e da celulite.
Fotos da eletrolipólise
Referência Bibliográfica
SCORZA FA; FIGUEIREDO MM; LIAO CO; BORGES FS.
Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise com uso de tens modo burst e modo normal no tratamento de adiposidade localizada abdominal. Acesso em Dez. 2011.
Fonte: tuasaúde
Comentários:
Postar um comentário