Síndrome das pernas inquietas

terça-feira, 9 de abril de 2013.

O que é a síndrome das pernas inquietas?

A síndrome das pernas inquietas é uma desordem sensorial que causa na pessoa uma necessidade incontrolável de mover as pernas. Essa necessidade de mover as pernas é devida a sensações incômodas que ocorrem ao ficar quieto. Mover as pernas melhora essas sensações, mas somente por um tempo. As sensações incômodas também podem ocorrer nos braços.




Efeitos da síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas pode tornar difícil cair no sono e se manter dormindo. Pessoas com síndrome das pernas inquietas não têm sono suficiente e podem sentir-se cansadas e sonolentas durante o dia, o que tornar difícil a concentração, trabalho, estudo, e atividades sociais e cotidianas. Não ter sono suficiente também pode fazer com que a pessoas sinta-se deprimida ou com mau humor.

Tipos de síndrome das pernas inquietas

Há dois tipos de síndrome das pernas inquietas:

* Síndrome das pernas inquietas primária. Esse é o tipo mais comum, também chamado de síndrome das pernas inquietas idiopática. A síndrome das pernas inquietas primária, uma vez que aparece, geralmente torna-se uma condição para toda a vida. Com o passar do tempo os sintomas tendem a piorar e ocorrem mais freqüentemente, especialmente se a síndrome das pernas inquietas primária começar quando a pessoa é jovem. Em casos leves, pode haver grandes períodos sem sintomas, ou os sintomas podem durar um tempo limitado.

* Síndrome das pernas inquietas secundária. Esse tipo é causado por outra doença ou condição médica, e algumas vezes por certos medicamentos. Os sintomas geralmente desaparecem quando a pessoa fica boa ou melhor da doença ou condição médica, ou quando pára de tomar o medicamento que causou a síndrome das pernas inquietas.

Causas da síndrome das pernas inquietas primária

Nos casos de síndrome das pernas inquietas primária a causa não pode ser encontrada. Porém, é sabido que a síndrome das pernas inquietas primária tende a acontecer em membros da mesma família, o que sugere que há um componente genético na probabilidade de sofrer dessa condição.

Causas da síndrome das pernas inquietas secundária

A síndrome das pernas inquietas secundária é causada por certos medicamentos ou por outra doença ou condição médica. Algumas doenças e condições médicas que podem causar a síndrome das pernas inquietas secundária são:

* Deficiência de ferro, com ou sem anemia;

* Falha nos rins;

* Diabetes;

* Mal de Parkinson;

* Danos ao nervos das mãos ou pés;

* Artrite reumatóide;

* Gravidez.

A síndrome das pernas inquietas secundária é comum em mulheres grávidas, ocorrendo nos últimos 3 meses de gravidez e geralmente melhorando ou desaparecendo em algumas semanas depois do parto. Porém, algumas mulheres podem continuar a ter os sintomas depois do parto ou desenvolver síndrome das pernas inquietas de novo mais tarde.

Tratamento da síndrome das pernas inquietas

O tratamento da síndrome das pernas inquietas visa aliviar os sintomas, melhorar a qualidade do sono e tratar ou corrigir a condição que pode estar causando a síndrome. Os tipos de tratamento incluem mudanças de hábitos e/ou medicamentos. As mudanças de hábitos que podem aliviar os sintomas da síndrome das pernas inquietas são:

* Evitar álcool, cafeína, fumo e alguns medicamentos (certos antidepressivos, remédios contra náusea, anti-psicóticos e anti-histaminas);


* Adotar bons hábitos de sono: manter o quarto quieto, escuro e confortável; usar o quarto para dormir e não para ver tv, usar computador e outras atividades; ir dormir e acordar nos mesmos horários;


* Seguir um programa de exercícios físicos moderados.


Texto: National Heart, Lung, and Blood Institute
Tradução: copyright © 2007 por Helio Augusto Ferreira Fontes


Fonte: R7






Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |