- sentiam-se competentes;
- estavam intrinsecamente motivados;
- usavam habilidades como resumir, explicar e fazer conexões com outras matérias, e
- evitavam o "decoreba".
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Motivação e hábitos de estudo importam mais que QI
Motivação, não raciocínio
Há poucos dias, cientistas afirmaram ter desbancado de vez o mito dos testes de QI, ou quociente de inteligência.
Os cientistas sempre consideraram que a inteligência - conforme medida pelos indicadores de QI - está fortemente associada com o desempenho em matemática.
Mas um outro estudo mostrou que não é o quão inteligente os alunos são, mas o quanto eles estão motivados que determina suas notas de matemática.
O que os pesquisadores agora demonstraram é que isso é válido apenas no desenvolvimento inicial de competência sobre o assunto, ou seja, somente nos primeiros anos de escola.
Curva de aprendizagem
A motivação e as habilidades para estudar são os fatores mais importantes em termos do crescimento dos alunos - a sua curva de aprendizagem, ou a a capacidade de aprender.
Os alunos que apresentaram o maior desenvolvimento ao longo de cinco anos na escola foram aqueles que:
Educar para a educação
Reforçando as conclusões do estudo sobre o mito do QI, os novos resultados não encontraram nenhuma relação entre o desenvolvimento em matemática em longo dos anos na escola e o nível de inteligência aferido pelos testes de quociente de inteligência.
"Nosso estudo sugere que a competência dos alunos para aprender matemática envolve fatores que podem ser cultivados por meio da educação", explicou Kou Murayama, da Universidade da Califórnia (EUA).
"Programas educacionais com foco na motivação dos alunos e nas habilidades de estudar podem ser uma forma importante de promover a sua competência em matemática, bem como em outras matérias," disse o pesquisador.
Fonte: Diáriodasaúde.
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