
Você está em:
Início
Acupuntura: opção de tratamento eficaz e natural

Apesar de reconhecida e da procura ter crescido 400% no SUS, segundo informações do Ministério da Saúde, a técnica não tem nenhuma lei regulamentadora.
"A acupuntura não tem uma lei federal regulamentando quem pode exercer. O que acontece são os órgãos criando normas. Isso deixa a porta aberta para o oportunismo", explicou ao SRZD o fisioterapeuta Márcio Luna, que é especialista em acupuntura há mais de 29 anos.
Segundo Luna, que é coordenador do curso de pós-graduação em acupuntura na IBMTC, é importante que a regulamentação aconteça para que somente profissionais da área de saúde possam exercer.
"No Brasil existem cursos de especialização em acupuntura, mas é claro que eu defendo a criação de um faculdade, como já existem em outros países", relatou.
Sem efeitos colaterais, a acupuntura é a forma natural mais indicada para o tratamento de mais de 300 doenças. Mas, como qualquer tratamento, algumas pessoas respondem melhor que outras.
"Seu melhor efeito é visto em problemas de mau funcionamento", explicou o especialista.
Apesar de não apresentar efeitos colaterais, a técnica pode proporcionar alguns sintomas indesejados, como sonolência, hematomas e aumento do fluxo menstrual.
"Eu recomendo a acupuntura pois ela estimula a auto-regulação do nosso organismo. Ela não usa remédio, por isso não é tóxica. O tratamento promove saúde e evita doenças", finalizou o especialista.
Fonte: SRZD Estilo e Beleza

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário