Médica apresenta livro sobre ciência e amor no tratamento do autismo

sexta-feira, 23 de novembro de 2012.
As histórias da Casa da Esperança e da médica cearense Fátima Dourado se confundem. Esta trajetória de coragem e superação pode ser conhecida com mais profundidade, contada no livro "Autismo e Cérebro Social – Compreensão e Ação", lançado na última quarta-feira (14), na Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece até o próximo domingo, no Centro de Eventos. do Ceará.

Trata-se do segundo livro da médica pediatra e psiquiatra Fátima Dourado, conferencista e fundadora da Casa da Esperança, entidade com sede em Fortaleza (CE), referência internacional no tratamento e estudo do Autismo.

"Amigos da Diferença: uma abordagem relacional da problemática do autismo" é o seu primeiro trabalho publicado. O titulo surgiu de um projeto desenvolvido pela instituição, para chamar a atenção da importância em tratar os diferentes com respeito e atenção. Já "Autismo e Cérebro Social" faz uma abordagem simples e descomplicada de um tema que se torna cada vez mais familiar à sociedade. Há tempos atrás, os autistas eram vistos como seres estranhos, que se fechava em seus mundos e poucos se importavam. O fato de demonstrarem capacidades peculiares como decorar listas telefônicas ou fazer contas estratosféricas de cabeça - como o Rain Man, de Dustin Hoffman, - aumentava a distância para os ditos normais.

Mas cada vez mais, famílias descobriam esses seres em seus lares. E o que fazer com eles? Alguns amarravam os mais agressivos, as escolas não aceitavam. Foi diante desse desespero de não saber como agir com seus dois filhos autistas, Giordano Bruno e Pablo, que Fátima e mais oito mães juntaram forças e fundaram a Casa da Esperança, que já tem 19 anos de existência. Hoje, a entidade atende 400 pessoas com autismo em regime intensivo, de quatro ou oito horas por dia e realiza mais de mil procedimentos ambulatoriais diariamente, na condição de unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Recebe pacientes para diagnóstico e tratamento, de todo o Brasil.

"Autismo e Cérebro Social – Compreensão e Ação" faz um relato emocionado da descoberta do autismo como diagnóstico dos seus dois filhos, hoje adultos, e do caminho trilhado, citando os personagens e os percalços desta caminhada, até chegar aos tempos de hoje, à frente da instituição que oferece as respostas que ela não teve no passado. O livro também oferece um lado científico rico, para os especialistas e profissionais e saúde interessados no tema. Aprofunda-se nos critérios de diagnóstico, métodos e técnicas de intervenção, uso de medicamentos, orientação familiar, casos clínicos e situações de vida. Mescla ciência e amor no tratamento do Autismo, porque não poderia ser diferente.

Mais informações: Casa da Esperança - (fone: 85 3081 4873 / 3278 3160)

Fonte:boanoticia

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |