Fertilização melhora combinando acupuntura e técnicas de reprodução assistida

quinta-feira, 13 de setembro de 2012.
Pesquisadores recentemente chegaram a um consenso: a prática de acupuntura é uma aliada importante para mulheres que sofrem de infertilidade. Isso porque o método tradicional da medicina chinesa pode, de fato, otimizar os resultados das técnicas de reprodução assistida.

O consenso científico levou em consideração a opinião de quinze especialistas internacionais em fertilidade tratada com acupuntura. Após três rodadas de questionamentos, chegou-se a conclusão que vários pontos praticados pela acupuntura são fundamentais para melhoria da fertilização – tanto para óvulos (mulheres) quanto espermatozoides (homens).

Segundo explica o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio de Luna, especialista em acupuntura há 28 anos, o stress é o inimigo número 1 da fertilização. “A acupuntura atua em diversos sistemas orgânicos, entre eles é diminuindo o stress da mulher que está sendo fertilizada, pois 100% das mulheres que recorrem a fertilização assistida apresentam alto grau de stress, tensão e irritação, seja percebido por elas ou não.”

Dr. Luna completa que a acupuntura ajuda o corpo da mulher a reagir naturalmente à fertilização. “Em segundo lugar, o método milenar da medicina tradicional chinesa modula a imunidade da mulher para que o corpo dela não identifique o espermatozoide como um agente agressor ou estranho ao corpo dela”, explica.

“Por último, a acupuntura favorece a implantação do óvulo fecundado no útero por estimular a progesterona, hormônio que fixa o óvulo fecundado no útero e outras moléculas sinalizadoras para que o útero retenha o embrião”, finaliza Dr. Luna, também coordenador do curso de especialização em acupuntura no IBMTC (Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa).

O tratamento da acupuntura associado ao ciclo-menstrual é muito importante e não há nenhuma contra indicação, nem efeitos colaterais. Isso por que a paciente não sente nada acontecer no interior do corpo, apenas o relaxamento e o efeito anti stress que a acupuntura traz ao organismo. Nos homens, a acupuntura pode ajudar a aumentar a produção de espermatozoides e a sua qualidade também.

Segundo os especialistas, administrar a acupuntura entre o sexto e oitavo dia da fertilização também contribui para o sucesso na realização do procedimento, bem como realizar duas sessões de acupuntura no dia da “transferência do embrião”, uma antes do procedimento e outra imediatamente após, também é ideal.

Fonte: revistafator

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |