Castanha é do Brasil!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012.
A oleaginosa nacional é campeã em substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, equilibram o organismo e previnem o câncer

A então castanha-do-pará agora passa a assinar castanha-do-brasil. Por aqui, o produto é bastante apreciado por motivos que vão além do sabor, já que a fruta oleaginosa é repleta de substâncias que fazem bem à saúde. A começar pelo selênio, um importante antioxidante que combate os efeitos danosos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. “A substância também é necessária para o funcionamento adequado da tireoide”, explica Ana Beatriz Baptistella Leme da Fonseca, nutricionista da VP Consultoria Nutricional. Outras ações importantes desse mineral são prevenir o aparecimento de tumores cancerígenos e fortalecer o sistema imunológico. A castanha também possui vitamina E, é boa fonte de cálcio e magnésio, “que, por estarem em quantidades equilibradas, permitem que ambos sejam bem utilizados pelo organismo”, completa Ana Beatriz. A fruta ainda é composta de gorduras mono e poli-insaturadas, que protegem as artérias e equilibram os níveis do colesterol.

Faz bem, mas...

Como todos os alimentos, quando ingeridas em quantidade excessiva pode trazer o efeito inverso. Por conter grandes quantidades de lipídios, tanto a castanhado- brasil quanto as demais oleaginosas podem se tornar bombas calóricas, dispostas a desequilibrar a balança. Até mesmo o selênio, tão benéfico, em excesso pode se tornar tóxico. Transtornos musculares e neurológicos, além de queda das unhas e estrago dos cabelos são alguns dos problemas que os altos teores da substância podem causar. “Considerase excessivo consumir mais de dez unidades diárias”, esclarece Ana Beatriz.

PARA TODOS

Mais um ponto positivo da fruta oleaginosa é que todos podem consumi-la. “Com exceção de pessoas que apresentem alergia ou intolerância específica à castanha, assim como a outras frutas oleaginosas, elas devem fazer parte da alimentação de todos os indivíduos, claro, desde que inseridas em uma alimentação equilibrada”, pondera a nutricionista da VP.

QUANTO CONSUMIR

Uma unidade por dia. Cultive este hábito de consumo e tenha os efeitos benéficos da castanha. “Apesar de já ser cheia de bons nutrientes, é interessante consumi-la com outros tipos de oleaginosas, como as nozes. Cada uma delas possui substâncias particulares, que, juntas, formam uma barreira preventiva no organismo”, ressalta Ana Beatriz, que sugere saboreá-la no lanche da tarde ou da manhã. Ou experimente acrescentá-la às saladas ou bater junto com o suco. 


POR SÍLVIA DALPICOLO

Fonte: revistavivasaude



Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |