O que é Eletroacupuntura?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011.
A Eletroacupuntura é uma terapia que tem como base os princípios da Acupuntura. A principal diferença é que na Eletroacupuntura são utilizados aparelhos elétricos que, conectados às agulhas ou eletrodos, transmitem estímulos a determinados pontos do corpo com o objetivo de desobstruir e equilibrar o fluxo de energia Qi.
Técnica de potencialização da Acupuntura tradicional, a Eletroacupuntura funciona por meio de estímulos elétricos. Ela possui uma ação analgésica em torno de 10 a 20 minutos mais rápida do que a Acupuntura. Além disso, a Eletroacupuntura utiliza na maioria das vezes menor número de agulhas para produzir analgesia.
Enquanto a estimulação mecânica das agulhas promove apenas analgesia, a eletroacupuntura pode ser utilizada tanto para analgesia quanto para anestesia.
Quais são os benefícios da Eletroacupuntura?
A Eletroacupuntura possui as mesmas indicações que a Acupuntura, mas apresenta excelentes resultados nas Síndromes Dolorosas Miofasciais, ou seja, síndromes caracterizadas pela presença de dor regional que acometem apenas um membro ou uma parte do corpo.
Além disso, a técnica baseada na sabedoria milenar oriental tem sido usada com excelentes resultados para tratar traumatismos na pele, tendões, músculos, nervos e cartilagens, distúrbios neurovegetativos, como tratamento coadjuvante em casos de doenças oncológicas e na terapêutica da nevralgia e paralisia dos nervos.
Na prática clínica, é muito utilizada no tratamento da dor, seja na região do nervo ciático, cefaléia, dor de dente e até lesões por esforço repetitivo. 

A Eletroacupuntura possui alguma contra indicação?

A princípio não. Assim como a Acupuntura, a Eletroacupuntura não possui nenhum tipo de contra indicação. Sua ação é praticamente indolor e não causa nenhum efeito colateral quando devidamente aplicada. 
Os estímulos elétricos podem incomodar um pouco, mas não causam dor, vermelhidão ou lesão. Hoje em dia, a Eletroacupuntura é aplicada inclusive em regiões sensíveis como a face, principalmente como recurso de terapia estética.

A única ressalva é a utilização dessa técnica em crianças, que deve ser feita com todo cuidado e sempre com um profissional de confiança. Também não é indicado para portadores de marcapasso, doenças sistêmicas, gestantes e cardíacos.  

FONTE: Acupunturista.NET

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |