Eletroacupuntura é alternativa eficaz para tratamento de artrite

sexta-feira, 23 de setembro de 2011.
RESUMO: A Acupuntura tem sido usada por especialistas como uma terapia adjuvante na reabilitação e no tratamento sintomático da artrite reumatóide (AR).
A acupuntura é uma técnica da Medicina Chinesa Tradicional, que consiste em finas agulhas que são inseridas em pontos específicos para trabalhar a concentração das energias do corpo. Em alguns casos um pequeno impulso elétrico é adicionado à agulhas.
Uma vez que as agulhas são inseridas em alguns dos locais apropriados, substâncias como as endorfinas são laçadas no sistema do paciente, induzindo a analgesia local.
OBJETIVOS: Avaliar os efeitos da Acupuntura ou Eletroacupuntura sobre as medidas objetivas e subjetivas da atividade da doença em pacientes com artrite reumatóide.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Estudos comparativos controlados, como ensaios clínicos randomizados e controle de ensaios clínicos em doentes com AR foram elegíveis. Não há restrições de linguagem.
COLETA DE DADOS E ANÁLISE: Dois revisores independentes efetuaram o levantamento. Houve consenso sobre todos os dados extraídos. A qualidade foi avaliada pelos dois avaliadores utilizando critério de cinco pontos.
PRINCIPAIS RESULTADOS: Dois estudos (n = 84) preencheram os critérios de inclusão. Um no qual foi utilizada a acupuntura (David, 1999), enquanto o outro fez uso de eletroacupuntura (Man 1974).
No primeiro estudo, usando Acupuntura, nenhuma diferença significativa foi encontrada para a velocidade de sedimentação eritrocitária (VHS), proteína C reativa (CRP), a escala analógica visual da dor (VAS P), escala visual analógica para global de avaliação do paciente (VAS G), o número de articulações inchadas, o número de articulações dolorosas, ao questionário de saúde geral (QSG), a pontuação na escala modificada de atividade da doença (DAS) ou a diminuição na ingestão de analgésicos.
No segundo estudo, usando Eletroacupuntura, uma diminuição significativa da dor no joelho foi relatada no grupo experimental, 24 horas após o início do tratamento, quando comparado ao grupo placebo (diferença média ponderada de -2,0 com 95% IC -3,6, -4,0).
CONCLUSÕES: Embora os resultados mostrem que a Eletroacupuntura pode ser benéfica para reduzir a dor no joelho sintomática em doentes com AR (tratamento com 24 horas), os revisores concluíram que a pequena amostra dificulta uma opinião final sobre os benefícios da técnica.
Os revisores ainda concluíram que a Acupuntura tem efeito em VHS, PCR, dor, avaliação global do paciente, número de articulações edemaciadas, número de articulações dolorosas, saúde geral, atividade da doença e redução dos analgésicos. Estas conclusões mostram-se limitadas devido à questões metodológicas, tais como o tipo de Acupuntura (Eletroacupuntura vs Acupuntura), o local da intervenção, o reduzido número de ensaios clínicos e pequeno tamanho da amostra dos estudos incluídos.
AUTOR(ES): Casimiro L; Brosseau L; Milne S; Robinson V; Wells G; Tugwell P
TÍTULO: “Acupuntura e Eletroacupuntura no tratamento de artrite reumatóide”

FONTE: Acupuntura.net

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |