Doenças Típicas Do Inverno, Cuide-Se

terça-feira, 7 de maio de 2013.
A estação do inverno é o período do ano em que as pessoas que têm problemas respiratórios mais enfrentam problemas. A causa mais comum dessas “quedas” deve-se à mudança de temperatura e à exposição ao frio.

Para se amenizar os problemas respiratórios, faremos nessa edição um resumo de três das principais enfermidades de maior incidência nessa época do ano. Forneceremos também dicas de como se pode evitar ou amenizar as crises e desconfortos provocados por essas enfermidades. Abordaremos: Asma, Bronquite e Rinite.

Asma - A asma é definida como doença que afeta os pulmões, causando inflamação crônica dos brônquios. Ocorre em grande parte da população brasileira sendo mais comum nas crianças e nas pessoas que tenham hipersensibilidade às substâncias alérgenas.

As crises asmáticas, caracterizadas pela dificuldade respiratória, variam de pessoa para pessoa, podendo até mesmo variar num mesmo indivíduo nas diferentes fases da vida.

As causas mais conhecidas são a sensibilidade dos brônquios aos alérgenos introduzidos no sistema respiratório, fungos (mofos), insetos, poeira, pêlos, penas, alimentos, mudança de temperatura, fatores nervosos ou psíquicos etc.

Conselhos e Tratamentos – É aconselhável que a as pessoas que sofrem de asma, evitem os derivados de cacau, laticínios em geral, alimentos gordurosos e gelados. Recomenda-se a prática moderada de exercícios aquáticos, para fortalecimento do sistema respiratório.
O asmático deve tomar 4 xícaras de chá de gengibre diariamente. Use 20 gramas de raiz para cada litro de água. O chá de alfazema também é recomendado. Use 15 gramas de folhas por litro de água.

Bronquite - Enfermidade causada pela inflamação aguda ou crônica dos brônquios condutores que transportam o ar e se bifurcam entre a traquéia e os pulmões. A inflamação dos brônquios inicia-se em forma de catarro que persiste e ocasiona tosse crônica.

Caracterizada por tosse convulsa, expectoração abundante, dificuldade respiratória, dores no peito, falta de apetite, dor de cabeça, cansaço, produção de catarros amarelados e esverdeados; a bronquite ocorre geralmente após resfriados, gripes, sarampo ou coqueluche.

Sua principal causa é a ação de germes que atacam as vias respiratórias.
Para facilitar a recuperação do doente, é aconselhável que o mesmo esteja em ambiente limpo e bem arejado. Evitando-se alimentos derivados do cacau (chocolates), gordurosos, frituras e gelados.

Tratamentos – Um tratamento natural de grade eficácia é o uso do xarope de abacaxi com mel. Prepare o xarope cortando o abacaxi em rodelas finas, acrescente mel de abelhas e cozinhe em fogo brando. Tome 3 colheres de sopa desse xarope 4 vezes ao dia.
Tome 3 xícaras de chá de guaco diariamente. Use 20 gramas de planta para 1 litro de água.

Rinite - Processo inflamatório do revestimento interno do nariz. A repetição das crises agudas, pode provocar a perpetuação da doença, com inflamação crônica já instalada.

A maior incidência se dá nos dias frios e mudança brusca de temperatura. Apresenta forte caráter genético. Sendo muito comum entre os membros da mesma família.

Tendo como principais sintomas, coceira e irritação no nariz, espirros, coriza e obstrução nasal, a rinite é normalmente provocada por alergias à poeira, ácaros, mofo, pêlo de cão e gato, etc. Pode ser confundida com gripes e resfriados.

Tratamentos – Aplicar cataplasma de cebola ralada, na face, durante 30 minutos. Faça inalação de alho. Torre 6 dentes de alho e inale a fumaça. Mastigue pedaços de favos de mel. Faça a inalação com chá de buchinha-do-norte. Use 5 gramas de buchinha por litro de água.

OBSERVAÇÃO: Em todos esses casos abordados, um tratamento bastante eficaz e que se aplica a eles todos é a inalação feita com eucaliptos. Use 60 gramas de folhas para cada litro de água.
O uso de saunas de vapor feitas com essência de eucaliptos, também é indicada, pois, desobstruem o sistema respiratório.
Aconselha-se também o suco morno de laranja com própolis e adoçado com mel e a ingestão de bastante água.
Evite cigarros, locais mofados ou empoeirados.

Fonte:Saúdenoclique

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |