0
Leia Mais...
Qual a melhor forma de se automotivar?
A motivação está dentro de cada pessoa, é a força de vontade de cada um. Trazemos essa essência que é capaz de nos lançar aos nossos objetivos e estar sempre em busca de um algo mais em nossas vidas desde de nossa formação. A questão é como despertá-la? Pois bem muitos de vocês devem já ter ouvido falar no ócio produtivo, este é um momento de extrema importância para traçarmos as metas para que essa motivação não fique nos primeiros 50 metros percorridos e deixemos a bola baixar.
Estamos passando por um momento transitório que vem nos encher de sentimentos voltados a pratica do bem, amor incondicional, gentileza, partilha entre tantos outros, trace suas metas recheadas com esses sentimentos que a colheita no final desse longo ciclo que se inicia trará a você tudo o que você precisa para essa sua existência terrena.
Poderia responder a primeira pergunta da seguinte forma, afinal, o fator motivador é diferente para cada um, mesmo que estejamos direcionados em um único objetivo. Ao acordar meu despertar é um agradecimento pela nova oportunidade de fazer melhor do que fiz no dia anterior, procurando não cometer os mesmos erros e estar consciente que minha missão é suficiente para me fazer caminhar em busca da felicidade que pode estar em um simples gesto de generosidade, cordialidade e respeito aos meus semelhantes.
Seja cordial e aguarde os resultados....(NCP)
0
Uma nova pesquisa divulgada esta semana indicou que a acupuntura aplicada nas orelhas (auriculoacupuntura) ajuda a reduzir a ansiedade e a abstinência causada pela falta do álcool e das drogas no organismo. O estudo foi publicado no Journal of Psychiatric And Mental Health Nursing (Jornal de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental, na tradução livre).
Leia Mais...
Novo estudo aponta que acupuntura reduz abstinência de álcool e drogas
No levantamento, foram submetidos ao tratamento por acupuntura 15 pacientes, que haviam acabado de abandonar o vício das drogas ilícitas e o álcool. Observou-se então que os pacientes submetidos à acupuntura na orelha tiveram maior relaxamento e bem-estar, influenciando diretamente na redução da ansiedade e do consumo de drogas e álcool.
“Durante os últimos anos, a busca pela acupuntura auricular só tem aumentado, principalmente no tratamento da dependência química”, comenta Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 29 anos e coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC). Segundo Luna, pesquisas como esta são importantes para mostrar que a acupuntura é eficaz em outras situações além de dores e inflamações, beneficiando assim um número maior de pessoas doentes.
COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA AURICULAR
A acupuntura aplicada nas orelhas, também conhecida como acupuntura auricular ou auriculoacupuntura, ocorre por meio da aplicação de agulhas finíssimas e bastante curtas, produzidas especificamente para a picada do pavilhão auricular.
Segundo explica Dr. Luna, também presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), as pessoas podem ficar despreocupadas com o método. “A aplicação não oferece riscos e muito menos dores, já que muitas pessoas costumam associar agulhas com algo doloroso”, comenta.
Após um estudo clínico do paciente, a aplicação das agulhas em alguns dos mais de 200 pontos na orelha é realizada durante 20 a 30 minutos, a fim de estimular os pontos de acupuntura da orelha, que irão influenciar diretamente todo o corpo humano do paciente, inclusive o sistema nervoso autônomo.
MAIS ESTUDOS
Uma pesquisa também recente mostrou que a acupuntura é eficiente contra a abstinência de heroína, e outro estudo mostrou a eficácia no tratamento dos dependentes de cocaína. No primeiro caso, foram estudados 60 homens viciados na droga, e durante o período em que os pacientes foram submetidos ao tratamento por acupuntura, notou-se uma gradativa melhora nos sintomas de abstinência.
No segundo estudo, envolvendo viciados em cocaína e conduzida por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, notou-se uma redução nas recaídas por falta da droga. Foram divididos dois grupos, e conforme apuraram os pesquisadores, no grupo da acupuntura notou-se também uma taxa de 86,5% de inibição da dependência da cocaína.
Fonte: pautasincorportivas
Fonte: pautasincorportivas
0
Leia Mais...
Maracujá e seus benefícios que vão além da ação tranquilizante
Todas as partes do maracujazeiro e da fruta oferecem benefícios à saúde. Veja como aproveitar cada uma delas.Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. "O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio", enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel", acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo.
100% aproveitável
E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante.
Os cientistas já perceberam que essa planta guarda muitas outras surpresas. A aposta nela é tão grande que foi criada uma associação de pesquisadores para desvendar seus segredos. "Ela é composta de 27 instituições brasileiras de renome, como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília, além de duas internacionais", conta a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, que coordena a rede. "Uma das metas é estudar as variedades de espécies nativas, estimadas em cerca de 200", ela explica. Tanto empenho tem valido a pena. A equipe descobriu que algumas delas combatem o diabete, os problemas do coração, as enxaquecas, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e a obesidade, além de contribuírem para a regeneração celular. "Muitas não são conhecidas pelo público, por isso agora estamos trabalhando com o intuito de colocá-las no mercado, o que deve acontecer em breve", diz Ana Maria.
Ele é mesmo calmante?
Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. "Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono", esclarece Paula Fernandes Castilho, especialista também em fitoterapia. "Mas não é indicado usar as folhas diretamente para fazer chá em casa, já que elas têm compostos tóxicos", alerta Ana Maria Costa.
Fonte: saúde.abril
0
Leia Mais...
FLORAIS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
Existem muitos sistemas florais, porém todos partem do mesmo princípio: tratar a alma através do poder das plantas. O sistema floral mais conhecido e utilizado é o sistema de Florais de Bach, mas você fazer uso de outros sistemas, como o Floral da Califórnia, por exemplo, até encontrar aquele com o qual se identifique melhor.
Algumas essências são muito boas para serem utilizadas quando a intenção é manter o foco e a concentração. Para fazer uso dos florais abaixo, basta escolher a essência que mais tem a ver com seu momento e tomar quatro gotas, durante quatro vezes ao dia. Caso tenha dúvidas sobre qual floral será melhor para você, procure a ajuda de um Terapeuta Floral. Os florais podem ser feitos em farmácias de manipulação.
Araryba (Sistema Floral Araretama - Mata Atlântica): esta essência permite a conexão entre nossa missão e o desejo da alma, fortalecendo a vontade de realizar os objetivos. Traz inspiração, equilíbrio e concentração. Além disso, mantém a pessoa centrada, proporcionando atenção e foco.
Bunchberry (Sistema Floral do Alaska): indicado para falta de foco, pessoas que se distraem facilmente e que sentem não ter tempo para concluir suas tarefas. Ele promove pensamentos coerentes, trazendo foco e concentração unidirecionada.
Cosmos (Sistema Floral Califórnia): ótimo para quem sofre de falta de foco, expressão verbal excitada e sobrecarga de ideias. Este floral ajuda a organizar os pensamentos, permitindo clareza e coerência. Ajuda a alinhar a essência da pessoa ao seu propósito, conferindo foco e concentração para realizar os objetivos.
Madia (Sistema Floral Califórnia): para pessoas incapazes de se concentrar, que iniciam uma atividade e acabam por não terminá-la. Ele permite a concentração e o foco disciplinado.
Larch (Sistema Floral de Bach): para pessoas que não confiam em sua capacidade de realização e têm medo de fracassar, sem ao menos arriscar. Ele ajuda a desenvolver a confiança em si mesmo e em suas capacidades latentes.
Clematis (Sistema Floral de Bach): para pessoas que idealizam e sonham demais, mas não focam no presente e não conseguem realizar seus objetivos. Ele traz inspiração, foco para concretizar e criatividade, além de deixar a pessoa com "os pés no chão".
Fonte: Personare
0
Leia Mais...
O Uso da Ventosa na Acupuntura
Antigamente, chifres de animais e cabaças eram aquecidos e aplicados no corpo para disseminar o pus. Hoje em dia, o uso da ventosa abrange a colocação de uma ventosa aquecida, de vidro ou de bambu, invertida, parcialmente evacuada sobre a pele nos pontos de acupuntura selecionados. Um chumaço espesso de algodão, preso numa pinça, é mergulhado no álcool e aceso. Assim, rapidamente se coloca o algodão na ventosa por alguns segundos, retira-se e a ventosa é invertida e colocada sobre o ponto selecionado. O ar quente se expande e, à medida que se esfria dentro da ventosa, produz uma redução de pressão com relação ao lado externo, causando, dessa forma, um efeito de sucção na pele. A pele levanta, o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e que seja exsudado o dióxido de carbono. Se o sangue estiver impuro, a pele levantada tende a ser escura; quanto mais escura a cor, mais forte é o grau de estagnação e impureza.
A colocação de uma ventosa sobre um ponto Shu dorsal de um órgão relacionado pode mostrar que há sangue estagnado naquele órgão. Isso fica óbvio quando se usa uma ventosa de vidro. A ventosa é deixada no local por 5 a 15 minutos e depois removida, pressionando-se a pele adjacente, para permitir que o ar entre, equilibrando a pressão. Às vezes, pode ocorrer forte eritema e contusão. A ventosa drena as áreas de congestão e liberta o corpo do excesso de energia negativa. È o contrario da tonificação da moxabustão, de acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa.
Os dois métodos, ventosa e moxabustão, estão ligados por causa do efeito de aquecimento sobre o corpo. As indicações gerais são para dor artrítica, dor abdominal, indigestão, cefaleia, hipotensão, resfriado comum, dor lombar e menstruação dolorosa.
Métodos de aplicação:
1.Ventosas simples podem ser colocadas em áreas específicas, tais como IG-15 para tendinite supra-espinhosa.
2.Várias ventosas podem ser colocadas em áreas grandes, tais como as costas, o abdome, as porções anteriores e posteriores das coxas.
3.As ventosas também podem ser colocadas sobre agulhas que já foram inseridas, tais como B-23 Shenshu e B-25 Zhishi
4.Para mover a ventosa, a borda é lubrificada com geleia de petróleo ou gel de ultra-som, de modo que possa mover-se rapidamente sobre a pele depois da aplicação,sem romper o fecho do ar. A parte frontal da ventosa é levantada ligeiramente, enquanto se empurra a parte posterior, para garantir um fluxo mais suave. As ventosas pequenas podem ser usadas, dessa forma, para a paralisia facial, como é feito na China.
Contra-indicações:
Febre do feno, convulsões, cãibras, doenças cutâneas alérgicas e úlceras gravitacionais são contra-indicações para a ventosa.
Precauções:
Devem ser observadas as precauções a seguir:
Quando usar várias ventosas, evite colocá-las muito perto uma das outras, já que isso puxará muito fortemente a pele adjacente e causará dor;
Quando mover as ventosas, pode ser preciso fazer uma lubrificação extra na pele; devem ser evitadas as proeminências ósseas;
Se a ventosa deixar uma marca persistente (uma contusão) ou um vergão pronunciado, a ventosa não deve ser aplicada novamente naquela área.
Fonte: Saúdenoclique
0
Leia Mais...
O que é Saude Integral
O primeiro ponto a ser entendido é: não existe saúde sem consciência. Um indivíduo que ainda não tomou consciência de si mesmo não vivenciou a totalidade de seu ser. A consciência é o que observa. Nós pensamos, sentimos e acreditamos que somos só isso – pensamento e sentimento. Mas somos mais. Existe a consciência que observa. Nos distraímos com os pensamentos e as emoções e perdemos o fio da meada da consciência.
O segundo ponto é perceber que somos corpo, mente e consciência (Espírito, Origem) unidos, inseparáveis, trazendo à realidade o ser em seu esplendor.
O terceiro ponto é perceber que somos parte do universo, cosmo. Através da nossa respiração entramos em contato com a Energia da vida. A eletricidade que nos movimenta esta também presente em todo o universo. Isso nos faz parte do todo.
Então saúde integral é um ser humano vivendo sem sua totalidade, em seu esplendor, equilibrado em si mesmo e em todas as suas relações.
Este Ser existe?
O ser humano ainda esta em evolução, está longe de sua potencialidade latente. Porém, acreditamos que não será através da mente que o ser humano conseguirá vivenciar a consciência, o esplendor. O desenvolvimento da autoconsciência é essencial no presente, a cada instante para podermos encarar nossas limitações e superá-las. Não num esforço de “ter que fazer”, mas porque vemos, sentimos e observamos como atrapalham nossas relações com o mundo.
O que fazer para desenvolver consciência?
Atenção! Atenção no presente, ao aqui e agora, Sentir no coração, usar a inteligência para agir conscientemente. Pesando seu pensamento e sua ação, o sentimento é o fiel da balança.
Observar. Observar com atenção. Repetir sempre: quem sou eu? No silêncio descobrimos quem somos. Pensamentos são palavras, frases soltas, ecos, sons, barulhos. A meditação é instrumento valioso para chegar a consciência de si mesmo.
Em que a consciência ajuda?
Autoconsciência traz auto-respeito. O Auto-conhecimento nos faz respeitar nossos limites físicos e emocionais. Conhecendo nossos órgãos mais frágeis podemos dar mais atenção a eles, protegendo-os com boa alimentação e exercícios físicos, e dentro do possível mantendo equilíbrio mental/emocional. Nosso estado de humor deve ser “monitorado” atentamente. Todo o corpo sente com ele. As situações vivenciadas integralmente movimentam o corpo e a mente, e através deles a consciência se expressa, se realiza. Corpo e mente são instrumentos da consciência que necessita se desenvolver, crescendo em direção ao Alto.
E a doença? Como acontece?
Nosso organismo funciona com uma sincronicidade mental/corporal. As células estão ”ligadas” no nosso comando. O equilíbrio depende de nossa interação pensamento/ação. O entendimento deve estar de acordo com a vontade. A ação deve ser inteira com o sentimento do individuo, senão com certeza este esta se prejudicando, guardando seu sentimento para depois, deixando pra lá suas angustias, seus medos, suas necessidades … deixando de viver o presente. Esse acúmulo de energia não expressa criativamente vai prejudicando nosso viver, nosso ânimo, nossa circulação de energia vital vai sendo bloqueada, causando congestionamentos de energias nos órgãos. O mal funcionamento orgânico decorrente desse desequilíbrio vai deteriorando até chegarmos ao que chamamos de doença.
O que fazer para ter e manter a Saúde Integral?
Para manter nosso bem estar físico, mental e emocional é necessário estar alerta ao nosso corpo e mente. Observá-los. O corpo é sensível e mostra alterações todos os dias de acordo com nossa alimentação material e imaterial. A alimentação mental-emocional nos faz variar de humor, de conduta, de atitude…e até mesmo nos faz adoecer.
É necessário se conhecer, observar sua sensibilidade, não só na pele mas em órgãos internos como o Estômago, os rins, intestinos..Observar como funcionam, seus ritmos, notando logo as primeiras alterações. Transtornos suaves, funcionais acontecem diariamente, se estivermos atentos, sensíveis, podemos ficar conscientes deles antes que se tornem mais graves levando então a doença.
Nosso estado de humor deve ser monitorado atentamente. Todo o corpo sente com ele. As situações vivenciadas integralmente movimentam o corpo e a mente, a consciência se expressa através deles, se realiza. O corpo e a mente são instrumentos da consciência que necessita expressar-se para se desenvolver continuando sua ascensão para o Alto, o ápice do Ser.
O que é a mente?
Segundo nosso Mestre Osho a mente na verdade nem existe! Existem pensamentos, conceitos, crenças, preconceitos, deduções, interpretações, …
A mente é esse conjunto de palavras que você juntou na sua vida familiar, social, daí para frente ela cria incessante movimento cerebral. São ondas eletro-magnéticas que não tem começo nem fim, acontecem incessantemente. A mente é na verdade uma enganação, a gente se perde nos pensamentos quando nos identificamos com eles. Quando a gente pensa que eles somos nós. Eles vem através de nós, do nosso corpo físico, mecânico, mas não somos só pensamento. Nós podemos observá-los, ouvi-los DENTRO de nós.
E a consciência o que é?
Eu considero a consciência o próprio SER. O que permanece, o que observa. Entramos em contato com consciência mais facilmente através da prática da meditação onde entramos em contato com a essência, o vazio. Estamos em alerta, com todos os sentidos em atenção, observando simplesmente. Estamos em completo silêncio interior, somos o observador e o observado. Acredito que consciência seja o estado meditativo do ser. É dinâmica e se desenvolve a cada instante. Vivendo plenamente cada instante, saboreando tudo que está lhe sendo ofertado pela vida você estará em meditação, no estado pleno de seu Ser. A presença do ser em cada ato é meditação.
Fonte: Saúdenoclique
Assinar:
Postagens (Atom)