Com destaque no New York Times, estudo britânico afirma que a acupuntura realmente alivia dor

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Southampton, do Reino Unido, realizou um estudo sobre a prática da acupuntura e foi capaz de provar com sucesso o papel significativo que o método milenar da medicina chinesa possui no campo da dor. 

Os resultados do estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine (com destaque no jornal americano The New York Times) mostraram que os pacientes que foram tratados com acupuntura paralelamente a outras técnicas afirmaram que a sua dor foi aliviada de forma mais eficaz do que aqueles pacientes que não receberam a acupuntura junto com seus tratamentos habituais para o manejo de suas dores. 

A equipe, liderada pelo professor George Lewith com apoio do metodologista Dr. Andrew J. Vickers, do Centro de Câncer Sloan-Kettering, de New York (EUA), analisou 19 mil pacientes que apresentavam vários tipos de dor como: dores nas costas, dores de garganta e dores nas articulações, na tentativa de avaliar a eficácia deste tratamento alternativo popular. 

“A acupuntura sham superou tratamentos e cuidados tradicionais quando usado por pessoas que sofrem de osteoartrite e dores de cabeça, nas costas, crônicas, no pescoço e ombros”, afirma a pesquisa. 

O responsável pelo estudo, George Lewith, complementa afirmando que “a acupuntura é um tratamento que não é facilmente recomendado pelos médicos, mas estes resultados confirmam que os efeitos da acupuntura são altamente benéficos”. 

Em um editorial, o Dr. Andrew L. Avins afirmou que “a relação entre cuidados médicos convencionais e o mundo da medicina complementar e alternativa permanece ambígua.” Mas, pelo menos no caso da acupuntura, escreveu ele, o novo estudo fornece “provas robustas” de que a acupuntura oferece “benefícios modestos sobre o tratamento usual para pacientes com diversas fontes de dor crônica”. 

“Um dos inconvenientes para que a acupuntura mostre-se ainda mais utilizada pela população é o fato de que as pessoas acham que as picadinhas das agulhas de acupuntura doem, mas a verdade é que a sensação que elas causam nem se compara com uma agulhada de injeção convencional.”, explica o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Márcio De Luna. 

Fonte:Incorporativapauta

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |