Acupuntura alcança até 300 pontos nervosos e ameniza dor nas costas

sábado, 19 de novembro de 2011.


Técnica terapêutica chinesa é reconhecida pelo CFM desde 1995.
Agulhas atuam em canais de energia que percorrem órgãos e vísceras.
A acupuntura é uma prática tradicional chinesa usada há milhares de anos de forma terapêutica, e reconhecida desde 1995 no Brasil como especialidade médica.
Essa técnica de introdução de agulhas em pontos específicos do corpo serve para aliviar dores e tensões, como nas costas, segundo explicou o ortopedista Ivan Rocha.
Segundo o acupunturista e fisiatra Mário Sérgio Vieira, também presente no Bem Estar desta quarta-feira (16), esse método atua nas áreas que concentram terminações nervosas, ou seja, pontos altamente sensíveis.
De acordo com os médicos, a degeneração da coluna ocorre a partir dos 25 anos de idade.
O repórter Renato Biazzi foi até o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas em São Paulo para mostrar como pacientes com dor na coluna lombar (lombalgia) se beneficiam da acupuntura, que também é usada contra ansiedade e outras doenças.

Quem pode fazer
A acupuntura contra dor nas costas pode ser indicada por um médico após exames clínicos ou de imagem. Estudos apontam que o tratamento é eficaz contra dores provocadas por hérnias, estresse, excesso de carga ou problemas musculares.
Os principais efeitos são: combate à dor e relaxamento. Apenas 3% dos casos de dor nas costas demandam cirurgia, enquanto 97% são resolvidos com terapias como a acupuntura. Cerca de 10% das pessoas não respondem ao tratamento com agulhas, que devem ser finas, pequenas e sem ponta.
Contra indicações
Grávidas não podem receber acupuntura em alguns pontos. E indivíduos com distúrbios graves de coagulação não devem adotar a prática.
Tipos de dor nas costas
Primárias
Originárias da própria coluna, como hérnias, infecções, fraturas, degenerações dos discos, tuberculose óssea ou tumores.



Fonte: Bem Estar

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |