0
Leia Mais...
Alimentos contra o câncer
Comer frutas, legumes e verduras pode evitar 19% dos casos da doença
No dia 27 de novembro, Dia do Combate ao Câncer, vale refletir: mais do que ajudar a perder peso, adotar um cardápio saudável pode prevenir o surgimento da doença. A informação faz parte do relatório "Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física", lançado este ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). O documento aponta que a combinação de alimentação com atividade física é responsável pelo controle de 19% dos casos da doença no Brasil. Seguindo essa dobradinha, o percentual de prevenção para tumores de boca, laringe e faringe chega a 63%, seguido de esôfago, com 60%; endométrio, com 52%; estômago, com 41%; e intestino grosso (colorretal), com 37%.
Apesar da boa notícia, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alerta que os brasileiros estão ingerindo menos de um terço dos alimentos recomendados para a prevenção do câncer. De acordo com o nutricionista da Área de Alimentação, Nutrição e Câncer do INCA, Fabio Gomes, é necessário consumir diariamente pelo menos 400 gramas de frutas, legumes e verduras para combater o surgimento da doença.
"Esses alimentos possuem diversas substâncias anticerígenas. Podemos destacar o licopeno, presente em tomate, goiaba e melancia. O agrião é rico em isotiocianato, ativado durante a mastigação. Nesse caso, o ideal é cozinhar o vegetal em uma panela de plástico, pois o metal oxida esse componente. Já o espinafre e os alimentos alaranjados, como mamão e cenoura, contêm carotenóides. No entanto, mais importante do que o tipo de fruta, legume ou verdura, é atingir a quantidade de 400 gramas por dia. Varie o máximo que puder e evite os legumes mais calóricos, como batata, aipim e inhame", ensina Fabio.
Segundo o nutricionista, a doença começa a aparecer quando algum componente cancerígeno entra no organismo e danifica o material genético, ou seja, o DNA. Isso afeta as células do corpo, que começam a se multiplicar desordenadamente, dando origem aos tumores. Uma maneira de combater a doença é evitar que este tipo de lesão chegue à célula.
"Os componentes presentes em frutas, legumes e verduras protegem as células contra agressões. O DNA tem um mecanismo próprio de reparação de defeitos e pode se autoconsertar quando encontra um agente agressor. Mas quando a pessoa tem uma alimentação adequada, esse conserto é feito mais rapidez e impede a multiplicação celular, que origina o câncer", explica o especialista.
Outro ponto positivo que um cardápio balanceado traz é a capacidade de matar as células defeituosas. "Vamos supor que as células não foram consertadas antes da entrada do agente agressor. Nesse caso, os componentes presentes nos alimentos impedem a multiplicação celular, matando a célula", enfatiza Fabio.
Leguminosas e alimentos integrais, como feijão, grão de bico e lentilha são ricos em fibras, que também são anticancerígenas. "Todos os dias nosso intestino produz fatores cancerígenos. A diferença é que quando o órgão funciona regularmente, também eliminamos diariamente esses compostos nocivos. As fibras ajudam a manter o intestino regulado e por isso evitam o câncer nessa região", complementa o nutricionista.
Outro dado que preocupa é a presença semanal de 523 gramas de carne vermelha na mesa dos brasileiros, conforme o IBGE mostra. O nutricionista do INCA alerta que a ingestão de carnes, incluindo peixes e aves, também deve ser evitada para prevenir o surgimento de câncer, principalmente os de estômago, cólon e reto.
Segundo Fabio, a média semanal de consumo de carne vermelha não deve ultrapassar 500 gramas. Também é preciso ter atenção no modo de preparo deste tipo de alimento. Carnes grelhadas, fritas ou feitas na chapa ficam submetidas a uma temperatura que varia entre 330º ou 400º. Isso ativa a formação de compostos que provocam erro no DNA e iniciam a multiplicação desordenada das células do corpo. Esse tipo de ação é justamente o que as frutas, legumes e verduras tentam evitar.
Para o especialista, é mais seguro preparar carnes ensopadas ou assá-las no forno. "O grelhado é erroneamente considerado mais saudável. Se por um lado o tempo que a carne fica na chapa reduz a gordura, por outro facilita a formação de compostos cancerígenas no alimento. Quem quiser cozinhar dessa maneira, a dica é pré-cozinhar a carne e só depois levá-la na chapa para dar uma cor. A quantidade de substâncias cancerígenas é proporcional ao tempo que o alimento fica submetido ao calor", compara o nutricionista.
Alguns especialistas apontam que legumes, frutas e verduras devem ser ingeridos crus, pois assim conservam o máximo de nutrientes ainda inalterados. No entanto, o nutricionista acredita que este tipo de precaução não precisa ser tomada.
"Ninguém deve se restringir a essa recomendação de consumo cru ou cozido. Você consegue se beneficiar dos alimentos consumindo as duas formas, pelo menos no que diz respeito ao reino vegetal. Por mais que a gente perca o benefício de um componente ao cozinhar um tomate, por exemplo, ao mesmo tempo ativamos outro igualmente benéfico. Mas vale lembrar que isso não se estende ao preparo das carnes. A digestão é mais lenta quando os alimentos do reino animal são consumidos crus", informa Fabio.
Bebidas alcoólicas também podem ser prejudiciais à saúde e facilitar o surgimento do câncer. O nutricionista explica que o álcool agride a região com a qual ele tem contato direto, como esôfago, boca e laringe. Consequentemente, o consumo sem precaução aumenta o risco de desenvolver a doença nessas áreas.
"Isso acontece por que o álcool dissolve a proteção nessas regiões. Se a pessoa fuma enquanto bebe, piora ainda mais a situação. Os compostos cancerígenas do cigarro entram mais facilmente no organismo, já que não encontram nenhum tipo de barreira", alerta.
Segundo Fabio, pessoas do sexo masculino podem consumir até duas doses de 350 ml por dia, enquanto o limite para as mulheres é de somente uma dose. No entanto, vale lembrar que esse sistema não é compensatório. O especialista esclarece que o maior problema do álcool é a quantidade alta de consumo, em apenas um dia. Ficar longe da bebida de segunda a sábado não permite que ninguém consuma sete doses no domingo.
Apesar de parecer inofensivo, o refrigerante também é indiretamente cancerígeno. Como uma das principais causas de câncer é a obesidade, todas as bebidas açucaradas, como mate, refresco com xarope e guaraná natural, facilitam o ganho de peso e, consequentemente, o surgimento da doença.
De acordo com dados do INCA, a obesidade é uma das causas de câncer de pâncreas, esôfago, rins, vesícula biliar e mama. O especialista explica que isso acontece por que quando a pessoa está muito acima do peso, as células de gorduras produzem um fator pró-inflamatório. Isso provoca lesão em células, transformando as saudáveis em precursoras de câncer.
"Pessoas obesas também possuem um desequilíbrio hormonal, que estimula a multiplicação celular. Nesse sentido, é importante a prática de atividades físicas, pois os exercícios evitam o estímulo exagerado das células, além de diminuírem as chances do ganho de peso", aconselha o nutricionista.
Fonte: Personare
0
Leia Mais...
Acupuntura alcança até 300 pontos nervosos e ameniza dor nas costas
Técnica terapêutica chinesa é reconhecida pelo CFM desde 1995.
Agulhas atuam em canais de energia que percorrem órgãos e vísceras.
Agulhas atuam em canais de energia que percorrem órgãos e vísceras.
A acupuntura é uma prática tradicional chinesa usada há milhares de anos de forma terapêutica, e reconhecida desde 1995 no Brasil como especialidade médica.
Essa técnica de introdução de agulhas em pontos específicos do corpo serve para aliviar dores e tensões, como nas costas, segundo explicou o ortopedista Ivan Rocha.
Segundo o acupunturista e fisiatra Mário Sérgio Vieira, também presente no Bem Estar desta quarta-feira (16), esse método atua nas áreas que concentram terminações nervosas, ou seja, pontos altamente sensíveis.
De acordo com os médicos, a degeneração da coluna ocorre a partir dos 25 anos de idade.
O repórter Renato Biazzi foi até o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas em São Paulo para mostrar como pacientes com dor na coluna lombar (lombalgia) se beneficiam da acupuntura, que também é usada contra ansiedade e outras doenças.
Quem pode fazer
A acupuntura contra dor nas costas pode ser indicada por um médico após exames clínicos ou de imagem. Estudos apontam que o tratamento é eficaz contra dores provocadas por hérnias, estresse, excesso de carga ou problemas musculares.
Os principais efeitos são: combate à dor e relaxamento. Apenas 3% dos casos de dor nas costas demandam cirurgia, enquanto 97% são resolvidos com terapias como a acupuntura. Cerca de 10% das pessoas não respondem ao tratamento com agulhas, que devem ser finas, pequenas e sem ponta.
Contra indicações
Grávidas não podem receber acupuntura em alguns pontos. E indivíduos com distúrbios graves de coagulação não devem adotar a prática.
Tipos de dor nas costas
Primárias
Originárias da própria coluna, como hérnias, infecções, fraturas, degenerações dos discos, tuberculose óssea ou tumores.
Originárias da própria coluna, como hérnias, infecções, fraturas, degenerações dos discos, tuberculose óssea ou tumores.
Fonte: Bem Estar
0
Leia Mais...
11/11/11 - Dia de Perdoar
Oração do Perdão
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar.
A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, me injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias.
Perdôo, sinceramente, quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.
Perdôo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada. Reconheço, que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.
Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.
Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos. Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente: queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.
Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano ao nível espiritualizado em que estou agora.
Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei da causa e efeito,
nesta vida ou em futuras.
Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.
(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei.
Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam, que este contato foi estabelecido.
Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.
Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto-realização.
Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.
A cura está dentro de nós, aceitando os nossos problemas acharemos a cura das nossas enfermidades conheça um pouco sobre a Hooponopono link a técnica e confira a matéria ...
0
Leia Mais...
Síndrome do Túnel do Carpo
A chamada Síndrome do Túnel do Carpo é a manifestação clínica decorrente da compressão de um nervo periférico mais comum no ser humano.Ocorre em pessoas que executam trabalhos repetitivos como a digitação em teclados de computadores, os carpinteiros, os que usam instrumentos vibratórios ou que operam máquinas pesadas.
Ocorre mais em mulheres, não sendo incomum sua manifestação inclusive durante a gravidez. Geralmente acomete um dos punhos e mão, provocando dor e formigamento, sensação de choque ou queimação que se manifestam de forma mais intensa durante o período noturno, quando despertam o paciente. Ocorrerão outros sintomas de dor ou desconforto que poderão manifestar-se em locais distantes como o cotovelo ou o ombro.
A compressão do nervo que provoca essa síndrome pode, na verdade, ocorrer em muitos locais de seu trajeto por onde passa no membro superior, mas na maioria das vezes sua compressão ocorre na linha que divide o punho da mão, logo abaixo do local onde colocamos o relógio de pulso. O seu diagnóstico exige exames neurofisiológicos que o médico assistente irá solicitar.
O seu tratamento poderá incluir a estimulação com agulhas, como a acupuntura neurofuncional. O objetivo do tratamento com essa modalidade de acupuntura será principalmente a normalização da função do nervo acometido e dos músculos que são inervados por ele e também auxiliar na normalização das atividades cerebrais que controlam a atividade daquele nervo.
A soma dos efeitos desses estímulos podem auxiliar na redução da dor e dos sintomas sensitivos como a dormência e o formigamento. Outros benefícios considerados secundários ao estímulo produzidos com as agulhas incluem a melhora da qualidade do sono, a redução da ansiedade e a melhora do humor.
Ocorre mais em mulheres, não sendo incomum sua manifestação inclusive durante a gravidez. Geralmente acomete um dos punhos e mão, provocando dor e formigamento, sensação de choque ou queimação que se manifestam de forma mais intensa durante o período noturno, quando despertam o paciente. Ocorrerão outros sintomas de dor ou desconforto que poderão manifestar-se em locais distantes como o cotovelo ou o ombro.
A compressão do nervo que provoca essa síndrome pode, na verdade, ocorrer em muitos locais de seu trajeto por onde passa no membro superior, mas na maioria das vezes sua compressão ocorre na linha que divide o punho da mão, logo abaixo do local onde colocamos o relógio de pulso. O seu diagnóstico exige exames neurofisiológicos que o médico assistente irá solicitar.
O seu tratamento poderá incluir a estimulação com agulhas, como a acupuntura neurofuncional. O objetivo do tratamento com essa modalidade de acupuntura será principalmente a normalização da função do nervo acometido e dos músculos que são inervados por ele e também auxiliar na normalização das atividades cerebrais que controlam a atividade daquele nervo.
A soma dos efeitos desses estímulos podem auxiliar na redução da dor e dos sintomas sensitivos como a dormência e o formigamento. Outros benefícios considerados secundários ao estímulo produzidos com as agulhas incluem a melhora da qualidade do sono, a redução da ansiedade e a melhora do humor.
Fonte: Acuneuro
0
Leia Mais...
Acupuntura Neurofuncional nas Doenças Viscerais
Qua, 05 de outubro de 2011
Na acupuntura neurofuncional sempre avaliamos o paciente de um modo global, portanto verificamos todos os seus desequilíbrios. Neste raciocínio não podemos deixar de verificar a presença de doenças ou disfunções viscerais. Se por um lado a acupuntura tem um potencial efeito benéfico no tratamento das doenças viscerais, precisamos salientar que após a instalação de um distúrbio visceral, como uma doença renal, de intestinos ou da vesícula biliar, por exemplo, há possibilidade de ocorrerem sintomas que confundem os médicos, como dor e disfunções na pele, no tecido subcutâneo e músculos secundariamente a esta doença, principalmente nos músculos de abdome e dorso.Um exemplo é o paciente com cólica biliar (por cálculo em vesícula biliar) que apresenta dor em músculos do abdome, das costas e no ombro. Outro exemplo é aquele com cólica renal (por cálculo renal) que tem dor nas costas (região lombar) e na virilha.
A resultante alteração muscular se torna mais evidente quando a disfunção visceral se prolonga por um longo tempo e pode se manter por muitos meses depois da cura da doença. Hoje se sabe que essas dores aparentemente inexplicáveis são decorrentes de alterações na conectividade dos nervos que trafegam em nossa medula, dentro de nossa coluna vertebral, que processam a informação oriunda das vísceras, mas também da pele e dos músculos. O nosso cérebro recebe essa informação truncada, interpretando a informação como sendo originada na pele e nos músculos, produzindo reflexos que modificarão a atividade e o vigor dos músculos. Além disto, em alguns casos, esta disfunção nos músculos pode ocorrer antes do diagnóstico da doença visceral, podendo facilitar ao médico um diagnóstico precoce.
Em um paciente cardiológico, por exemplo, pode ocorrer a dor típica da doença coronariana no peito e braço antes de um infarto do miocárdio. Assim como a informação neurológica cruzada pode ocorrer ao nível de nossa medula, gerando sintomas e sinais na pele e nos músculos, a estimulação neurológica desses tecidos com acupuntura neurofuncional pode produzir reflexos similares e em sentido inverso, que normalizam a função visceral e que reduzem ou eliminam aqueles reflexos geradores de dor aparentemente inexplicável. Portanto, a acupuntura neurofuncional é de grande benefício, não somente nas doenças músculo esqueléticas, mas também para o paciente portador de doenças dos órgãos e vísceras.
Autora: Maria da Graça Soares Bahú, MD - CRM: 9205- Fonte: site acuneuro
0
Minerais Indispensáveis
Dicas do Bem Estar....Observem o que é falado do Magnésio...Para melhor visualização click na imagem.
Leia Mais...
Fonte: Bem Estar
0
Destaque na Beleza
DESTAQUE
São 10 sessões de acupuntura com haihua , 3 máscaras faciais,
Agende e confira os resultados.....
Leia Mais...
"O Hai-hua também pode ser considerado uma solução para aquelas que buscam cuidar da estética, pois alguns pontos da face podem ser estimulados com a ajuda do aparelho que através do estímulo dos pontos aumenta a produção de colágeno, responsável em tonificar a musculatura, evitando assim a flacidez, atenuando rugas e marcas de expressão, contribuindo para uma pele viçosa e mais saudável.
O método enquanto tratamento estético, segundo os profissionais da área, apresenta ótimos resultados, sendo menos agressivo ao corpo se comparado as cirurgias estéticas.
E assim cada vez mais somos beneficiados com crescente avanço da tecnologia, pois hoje já podemos contar com os benefícios da acupuntura sem as incômodas e assustadoras agulhas, tratando problemas físicos de maneira rápida e eficaz."
Experimente somente até o fim deste mês pacotes faciais com 50% de desconto.
São 10 sessões de acupuntura com haihua , 3 máscaras faciais,
1 drenagem com bambus
Agende e confira os resultados.....
FONTE: Site Universo de Mulher
Assinar:
Postagens (Atom)