‘Acupuntura sem agulha’ desfaz bloqueios físicos e emocionais

sábado, 2 de novembro de 2013.
Técnicas de Libertação Emocional (EFT) tratam dores, tensões e até dificuldade de ganhar dinheiro.Entre folhetos e indicações de cursos, um chamou a atenção da terapeuta Florita Ferreira, 55. Era de Técnicas de Libertação Emocional (EFT, do inglês “Emotional Freedom Techniques”), terapia que se propõe a desbloquear canais energéticos, ajudando na solução de problemas que vão de dores à dificuldade de ganhar dinheiro, passando por tensão, ansiedade e insônia, dentre outros.“Eu já trabalhava com outras terapias naturais, então, me interessei por EFT como forma de complementar os tratamentos dos pacientes”, conta Florita, que descobriu a EFT há três anos.

A técnica consiste em o próprio paciente – acompanhado ou não de um terapeuta – dar leves batidinhas em oito pontos-chave precisos do corpo, ao mesmo tempo em que repete frases relacionadas ao seu problema, ajudando a desfazer seus bloqueios físicos e mentais . “É chamada de acupuntura sem agulhas, pois, assim como a acupressura, ela vai dar leves toques em alguns dos pontos energéticos da acupuntura sem o uso de agulhas”, explica o instrutor de EFT Enéas Guerriero, que estará em Belo Horizonte na semana que vem para uma série de workshops da técnica.


A EFT segue os preceitos da medicina oriental, segundo os quais nosso corpo é regado pela energia “ki”, que percorre todo o indivíduo através de meridianos. Além disso, ela também segue “princípios da psicologia moderna, em particular o conceito do comportamento cognitivo”. “Portanto, a EFT se encaixa dentro das técnicas da ‘psicologia energética’, apesar de não ser considerada como parte da psicologia e tampouco seus praticantes serem psicólogos”, comenta Guerriero.

Os resultados agradaram Florita. “Todas as vezes que recorro à EFT para complemento de uma terapia, o efeito é acima do esperado. Uma vez, tive uma paciente que tinha problemas de vesícula e sistema digestivo. Ela tem perfil de quem ‘engole muitos sapos’ em casa. Na segunda sessão de EFT, ela precisou vomitar durante a sessão. Essa reação é o bloqueio sendo quebrado”, relata.

Acompanhamento. Apesar de ter como objetivo a autoaplicação, o mais comum é que as sessões se deem na companhia de um terapeuta, que irá conduzir uma conversa de forma tal a tocar em pontos delicados da vida da pessoa e identificar onde estão os bloqueios. “Quem está de fora costuma enxergar melhor algumas questões, principalmente no início”, explica Florita, que também aplica a EFT em si mesma e afirma já ter aliviado suas dores crônicas, enxaqueca e ansiedade.

Os praticantes da técnica garantem que os resultados são rápidos. Uma ou duas sessões costumam ser suficientes para se observar os primeiros resultados. “A EFT é muito especial, pois se adapta melhor ao ambiente em que vivemos. Nossa sociedade está muito imediatista, e a EFT é algo que dá resultado muito rápido”, afirma Guatasara Pousas, empreendedor que está trazendo os worshops de EFT para a capital mineira. 

Autora: RAQUEL SODRÉ
Fonte: Personare


Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |