O Uso da Ventosa na Acupuntura

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013.
Antigamente, chifres de animais e cabaças eram aquecidos e aplicados no corpo para disseminar o pus. Hoje em dia, o uso da ventosa abrange a colocação de uma ventosa aquecida, de vidro ou de bambu, invertida, parcialmente evacuada sobre a pele nos pontos de acupuntura selecionados. Um chumaço espesso de algodão, preso numa pinça, é mergulhado no álcool e aceso. Assim, rapidamente se coloca o algodão na ventosa por alguns segundos, retira-se e a ventosa é invertida e colocada sobre o ponto selecionado. O ar quente se expande e, à medida que se esfria dentro da ventosa, produz uma redução de pressão com relação ao lado externo, causando, dessa forma, um efeito de sucção na pele. A pele levanta, o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e que seja exsudado o dióxido de carbono. Se o sangue estiver impuro, a pele levantada tende a ser escura; quanto mais escura a cor, mais forte é o grau de estagnação e impureza.

A colocação de uma ventosa sobre um ponto Shu dorsal de um órgão relacionado pode mostrar que há sangue estagnado naquele órgão. Isso fica óbvio quando se usa uma ventosa de vidro. A ventosa é deixada no local por 5 a 15 minutos e depois removida, pressionando-se a pele adjacente, para permitir que o ar entre, equilibrando a pressão. Às vezes, pode ocorrer forte eritema e contusão. A ventosa drena as áreas de congestão e liberta o corpo do excesso de energia negativa. È o contrario da tonificação da moxabustão, de acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa.

Os dois métodos, ventosa e moxabustão, estão ligados por causa do efeito de aquecimento sobre o corpo. As indicações gerais são para dor artrítica, dor abdominal, indigestão, cefaleia,  hipotensão, resfriado comum, dor lombar e menstruação dolorosa.

Métodos de aplicação:

1.Ventosas simples podem ser colocadas em áreas específicas, tais como IG-15 para tendinite supra-espinhosa.
2.Várias ventosas podem ser colocadas em áreas grandes, tais como as costas, o abdome, as porções anteriores e posteriores das coxas.
3.As ventosas também podem ser colocadas sobre agulhas que já foram inseridas, tais como B-23 Shenshu e B-25 Zhishi
4.Para mover a ventosa, a borda é lubrificada com geleia de petróleo ou gel de ultra-som, de modo que possa mover-se rapidamente sobre a pele depois da aplicação,sem romper o fecho do ar. A parte frontal da ventosa é levantada ligeiramente, enquanto se empurra a parte posterior, para garantir um fluxo mais suave. As ventosas pequenas podem ser usadas, dessa forma, para a paralisia facial, como é feito na China.

Contra-indicações:

Febre do feno, convulsões, cãibras, doenças cutâneas alérgicas e úlceras gravitacionais são contra-indicações para a ventosa.

Precauções:

Devem ser observadas as precauções a seguir:

Quando usar várias ventosas, evite colocá-las muito perto uma das outras, já que isso puxará muito fortemente a pele adjacente e causará dor;

Quando mover as ventosas, pode ser preciso fazer uma lubrificação extra na pele; devem ser evitadas as proeminências ósseas;

Se a ventosa deixar uma marca persistente (uma contusão) ou um vergão pronunciado, a ventosa não deve ser aplicada novamente naquela área.

Fonte: Saúdenoclique

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |