Com o Mundo nas Costas

segunda-feira, 25 de julho de 2011.
As principais  causas de dor crônica  são reumatismo, traumatismo, dor neurológica, de cabeça, coluna, cirurgia, fibromialgia e fraturas.
Cerca de 85% da população do mundo tem algum tipo de dor nas costas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O número é alto e pode parecer motivo de grande preocupação, no entanto, a maioria dos casos pode ser tratada em menos de uma semana.
O envelhecimento e o conseqüente desgaste da coluna parecem ser as principais causas, mas essa é uma dor que pode ser causada por uma infinidade de fatores, entre eles o tipo de esforço exigido no trabalho de rotina, permanência demorada em posições erradas (sentado ou em pé), vida sedentária e falta de preparo físico, excesso de peso, desvios da coluna vertebral e até aqueles de natureza psicológica como estresse, ansiedade e frustrações. Lombalgia, hérnia de disco, dor ciática e fibromialgia são as patologias mais comumente associadas à dor nas costas. Sendo a última a mais severa entre elas.
“A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores generalizadas, fadiga, insônia, ansiedade ou depressão. A dor é o principal sintoma e dura mais de 3 meses, acometendo as grandes áreas musculares do corpo. É uma dor que deve ser tratada, pois tende a dificultar as atividades normais (A.V.D´s e A.V.P´s)”, explica o reumatologista Aderson Moreira da Rocha. Suas causas são desconhecidas, mas sabe-se que sedentarismo, mudanças hormonais, estresse, traumas emocionais, doenças infecciosas e a própria hereditariedade podem desencadear o problema. “O tratamento deve ser feito com analgésicos, antidepressivos e fisioterapia. A atividade física orientada por especialistas pode ser de grande ajuda, assim como a Acupuntura”,comenta Aderson.

Fonte: Revista SuaSaúde trecho de matéria Onde Dói?

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |