0

Atuação da acupuntura na estética

sexta-feira, 22 de agosto de 2014.
Não tem jeito, o tempo é implacável! E com ele vem junto as alterações estéticas que preocupam qualquer mulher! Porém, os tratamentos estéticos nem sempre são agradáveis. Mas uma opção praticamente indolor, livre de efeitos colaterais e eficaz, é a acupuntura estética. Sim, a acupuntura também atua na resolução de rugas, marcas de expressão, gordura localizada, celulites, flacidez, estrias….

Pouco divulgada no Brasil para este fim, porém em uso desde a década de 70, o uso da agulhas como aliadas da beleza segue o mesmo princípio básico da acupuntura tradicional: obter equilíbrio energético. Assim como qualquer disfunção, as alterações estéticas também são geradas por desarmonia energética. Todos os meridianos, que são canais de acupuntura por onde circulam a energia do corpo, possuem terminações nervosas que quando estimuladas desencadeiam uma série de reações bioquímicas que liberam substâncias que atuam no reequilíbrio energético do sistema/órgão relacionado. Quando estes canais estão obstruídos, os estímulos promovem liberação do fluxo. Qualquer alteração da dinâmica energética pode causar doenças, sintomatologia e também alterações da beleza! Então, além de pontos locais, que estimulam a produção de colágeno, por exemplo, também utilizamos pontos sistêmicos para que o resultado permaneça. Além de promover a melhora estética desejada pelo paciente, obtém-se a harmonização dos órgãos e sistemas relacionados. Os resultados ocorrem de dentro para fora, pois a medicina tradicional chinesa olha sempre o paciente como um todo! A acupuntura estética aparece como uma ótima opção para quem quer fugir de procedimentos mais invasivos, doloridos, que exijam recuperação, e ainda, da aplicação de anestesias. E como seus resultados são naturais e suaves, não há riscos de modificações de fisionomia, de gosto muitas vezes duvidoso.

Essa melhora estética é conseguida devido à melhora da circulação facial, oxigenação, do funcionamento metabólico e da sustentação da pele, harmonizando os músculos faciais e promovendo revitalização.

Já dá para notar diferença na primeira sessão, mas os melhores resultados surgem após uma sequência de 5 a 10 sessões! É indicado de 1 a 2 aplicações semanais, com duração de cerca de 30 minutos.

Tenha boa auto-estima, faça acupuntura!

Fonte:revistamacae
Leia Mais...
0

Prefeitura disponibiliza tratamento através de acupuntura

Bom seria se em nosso município também fosse ofertada a população,a M.T.C (Acupuntura), já que está regulamentada no SUS, abrindo portas...Aguardem!!! Segue matéria...

Minhas dores são intensas, dói do queixo até os pés. Mas eu senti alívio já na primeira sessão, deu uma considerável melhora na dor. Maria de Jesus sofre de fibromialgia e atualmente trata suas dores fazendo acupuntura, disponível gratuitamente para todos os usuários do SUS no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco.

Para poder fazer o tratamento, o paciente precisa ser encaminhado ao Centro através de um pedido de um médico clínico ou especialista. Acontecem mais de 288 agulhamentos mensais e 32 consultas, chegando ao total de 320 procedimentos.

O serviço é para todos. Para quem tem doenças crônicas, que precisa tratar a vida inteira, é perfeito, embora não cure, vai diminuir bastante as dores. A resposta dos pacientes é excelente, na minha experiência eu acho que chego a 90% de satisfação, não de cura. Alívio de 70%, 50%, sempre vai ter um efeito, pode não ter total resolução. A acupuntura resolve a maioria dos casos, mas tem sempre alguém que não vai responder, depende do caso e da pessoa. Cada dor e cada ser humano é um, explica a médica especialista em acupuntura, Dra. Maria Luiza de Melo.

No caso de Maria de Jesus, a doença dela também sofre a influência do emocional e a Dra Maria Luiza conta que a acupuntura se propõe a tratar todos os aspectos do ser humano. Fazemos uma consulta inicial, para saber o diagnóstico, a origem da dor, e fazer a relação como corpo inteiro. A acupuntura é uma medicina integrativa, ela visa tratar o físico, o mental e o emocional. Tem que fazer um trabalho complementar, ouvir a pessoa, orientar, como ela deve cuidar da dor, disse.

Dona Marly Santos sofre com dores nas costas, nas pernas e nos ombros e já frequenta o Cemar há mais de um ano. Meu clínico geral me encaminhou aí eu vim fazer. Estou me dando muito bem. Ajuda muito, diminui e até passa as dores. Foi ótimo que eles tiveram essa ideia maravilhosa de oferecer este serviço, eu tinha muita vontade de fazer e não podia porque é caro e eu não tinha como pagar. Estou fazendo e pretendo continuar, contou.

Para ter acesso ao serviço há uma fila de espera, cada paciente encaminhado faz dez sessões e depois abre a vaga para o próximo paciente, caso este ainda precise continuar, ele vai para o final da fila. Desta forma, todos podem ter a oportunidade de frequentar o serviço.

Qualquer pessoa pode fazer o serviço, é só procurar um clínico geral numa Unidade de Saúde da Família e para quem já faz tratamento com algum especialista se quiser buscar a acupuntura como um tratamento adicional, basta solicitar ao médico o encaminhamento ao Cemar do bairro Augusto Franco. Para mais informações ligue para o número: 3179-3004.

Da assessoria
Fonte:plenárioanoticiaagora
Leia Mais...
0

ACUPUNTURA EM RECÉM-NASCIDOS ALIVIA CÓLICAS E OUTROS DESCONFORTOS

sexta-feira, 15 de agosto de 2014.
Para aliviar cólicas e até refluxo em recém-nascidos os pais podem buscar métodos alternativos, como a acupuntura. Não importa se o bebê tem dias de vida pois as sessões são feitas com o recém-nascido dormindo ou no momento que é amamentado pela mãe.

“Na maior parte das vezes, a aplicação é realizada sem que o bebê sequer perceba o que está acontecendo”, explica a psicóloga e acupunturista Erica de Paula, 28. Ela diz que a acupuntura nas crianças pode ser muito útil para minimizar outros desconfortos, prevenir doenças e “equilibrar desarmonias”.

Ela explica que a técnica e a duração da sessão varia conforme a idade da criança. “Os pontos são estimulados um de casa vez, durante pouco tempo. Já nos adultos o paciente fica, em média, 25 minutos com as agulhas. As agulhas nas crianças são retiradas tão logo a criança mostre algum sinal de desconforto”, explica. A agulha utilizada nas crianças, diz Erica, é da espessura de um fio de cabelo e tem um menor comprimento também. “A aplicação é praticamente indolor e feita com muito cuidado e paciência”.

A produtora Priscilla Debatista Pereira Brito Produtora, 34, fez acupuntura antes de engravidar, durante a gestação e faz na filha Alice, 4 meses, desde que a menina tinha poucos dias de vida. A mãe conta que ajuda bastante no alívio de cólicas, prisão de ventre e também no congestionamento nasal. Segundo ela, é feita apenas uma sessão por semana e são deixados uns pontinhos na orelha que são sempre estimulados. “Busquei uma forma de cura ou de alívio sem precisar de nenhum medicamento”, comenta. Ela brinca que vai continuar com as sessões até a filha ‘cansar’. “Não penso em um prazo específico, mas acredito que com o tempo vamos diminuindo a frequência por uma questão de não ser mais necessário mesmo. Mas, no dia que precisar farei o uso de acupuntura novamente”, comenta. Durante a gravidez, ela diz que a acupuntura também a ajudou a aliviar os enjoos e dores nas costas.

A quantidade de sessões depende do objetivo do tratamento, podendo ser uma sessão avulsa (para resolver uma crise aguda), um plano de cinco ou 10 sessões, e até mesmo uma manutenção semanal ou quinzenal para problemas mais crônicos.

A acupuntura pediátrica também é muito utilizada em crianças um pouco maiores e ajuda em questões como dificuldades relacionadas ao sono, problemas respiratórios, alergias, falta de apetite, dificuldades de aprendizagem, problemas motores, quadros inflamatórios ou infecciosos. “É importante lembrar que a acupuntura é um tratamento eficaz e sem efeitos colaterais, mas que não substitui o tratamento médico, que muitas vezes também é necessário”, orienta.

Segundo Erica, em crianças maiores (entre seis messe e 2 anos, por exemplo) é mais difícil a aplicação pois nesta faixa etária eles ficam menos parados e, em muitos casos, tem medo de agulhas por conta das vacinas, por exemplo.

“Nesse caso, podem ser utilizados outros recursos como laser ou esferinhas de estimulação – as famosas “sementinhas”, que atualmente já se encontram em versão ouro, prata e cristal”, comenta. Ela diz que o laser e as esferinhas podem ser aplicados ao longo do corpo ou apenas na orelha (auriculoacupuntura). Já nas crianças acima de 2 anos, a aplicação ocorre de maneira mais natural pois já é possível explicar o tratamento de forma lúdica e realizar a aplicação com o total consentimento deles.

Erica diz que a maioria das mães que levam seus bebês para fazer acupuntura são mulheres que fizeram a acupuntura durante a gestação. “Elas recorreram ao mesmo método com os filhos porque já conheceram a efetividade do tratamento e ausência de efeitos colaterais”, comenta. A acupunturista aconselha sempre procurar um profissional habilitado e buscar referências sobre ele com outros pacientes.

Fonte:  acupunturista.net
Leia Mais...
0

ACNE VULGAR TRATADA COM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

terça-feira, 5 de agosto de 2014.
Acne vulgar ou juvenil é uma das dermatoses (doenças da pele) de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou iniciar-se em idade adulta.

Segundo um estudo científico realizado, existem duas técnicas da MTC que podem reduzir ou eliminar a Acne vulgar, são elas:


Moxabustão

A moxabustão é eficaz para evitar as complicações e diminui o número de erupções pápulo pustulosas de acne vulgar. O número de sessões sugerido para o tratamento é de 10, podendo aumentar para 20 se houver necessidade.



Auriculoterapia

O uso da auriculoterapia permite a redução ou eliminação da acne em poucas semanas (no caso de acne não muito severa)

 
A MTC considera que a acne é causada principalmente pelo acúmulo de calor no pulmão e estômago. Essa condição provocaria estagnação de sangue na parte superior do corpo, afetando fundamentalmente a face.

Outra causa seria a invasão de um fator patogênico externo, o vento calor, que provoca o acúmulo do calor nos canais energéticos colaterais da face.

Para a MTC, os fatores alimentares, como a ingestão e comidas picantes e gordurosas, às quais levam ao acúmulo de calor no estômago com o aparecimento de dispepsias e constipação favorecem o aparecimento da acne.

Várias terapias clínicas tem sido propostas para o tratamento de afecções dermatológicas como para acne vulgar, entretanto, em muitas delas, importantes efeitos adversos devem ser considerados. Desta forma, os procedimentos acima descritos da MTC são alternativas importantes e naturais que devem ser consideradas.


Por: Vanessa Maia

Fonte:  Acupunturista.net



Leia Mais...
 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |