0

AROMATERAPIA PARA EMAGRECER

sexta-feira, 27 de abril de 2012.
Acalmar a respiração pode ser uma das chaves para o emagrecimento e um dos muitos benefícios da aromaterapia, que busca abrandar a mente e o corpo com seus óleos e combinações.

Toda ajuda é bem vinda na hora de emagrecer, mas na hora de procurar esta ajuda, algumas dúvidas surgem. As alternativas para o auxílio no emagrecimento são muitas, mas realmente funcionam?

Uma das grandes alternativas para ajudar no processo de emagrecimento, segundo especialistas da área, está na aromaterapia, a terapia através do aroma de óleos essenciais e puros. Mas ela realmente funciona?

Acalmando e respirando para emagrecer

Segundo o professor de medicina chinesa César Pereira da Silva, do Instituto Liu Pai Lin, em são Paulo, pessoas ansiosas costumam respirar mais rápido. A respiração acelerada gera a ansiedade e, como efeito maior, a compulsão, revertida em uma falta de saciedade que inevitavelmente leva ao ganho de peso.

Acalmar a respiração pode ser uma das chaves para o emagrecimento e um dos muitos benefícios da aromaterapia, que busca acalmar a mente e o corpo com seus óleos e combinações, gerando conforto, serenidade e até mesmo a sensação de saciedade.

Através da aromaterapia, o organismo consegue encontrar equilíbrio, sem ansiedade, tornando mais fácil seguir uma dieta e, por fim, emagrecer. Alguns aromas específicos se mostram os mais eficazes, sendo recomendados para quem procura uma boa forma para este ano.

Aromas que ajudam a emagrecer

Na aromaterapia, os aromas são indicados para o controle de diversos distúrbios, porém alguns se mostram eficazes no auxílio à perda de peso, sendo recomendados para situações específicas. Seguem algumas dicas de aromaterapia para ajudar no combate daqueles quilinhos extra.
Para combater a ansiedade: Junte 10 gotas de óleo essencial de tangerina com um pouco de água, mantendo em uma vasilha próxima. Caso esteja no trabalho, basta colocar em um copo ou vaso de flores.
Combata a vontade de comer doces: Para combater aquela vontade incontrolável de comer doces, misture 10 gotas de óleo essencial de salva em um pouquinho de água e mantenha por perto.
Contra a vontade de beliscar: Para combater a vontade de beliscar a todo momento, prepare um chá de tília com erva-cidreira e beba. Tanto o sabor, quanto o aroma possuem um efeito calmante e tranquilizante que vai acabar com necessidade de comer quando não se tem fome.
Em caso de fome noturna: Caso você sofra de fome noturna é só tomar um banho com algumas gotas de óleo essencial de lavanda antes de deitar. O aroma da lavanda irá acalmar sua mente, evitando a angustiante sensação de fome durante a noite.
Combatendo um apetite descontrolado: Para controlar melhor seu apetite basta pulverizar diariamente sua casa ou local de trabalho com uma mistura de óleos essenciais de laranja doce e verbana, misturados a um pouco de água.
Contra a necessidade de comer por causa de nervosismo: Em casos que o abalo do sistema nervoso acaba gerando uma vontade incontrolável de comer, é só aplicar duas gotas de óleo essencial de jasmim na testa e nos punhos, fazendo uma massagem suave. Este aroma irá lhe ajudar a acalmar os nervos, acabando com a necessidade compulsiva de comer para se acalmar.

Estes óleos essenciais são extraídos diretamente de folhas, flores e raízes de plantas medicinais e, quando inalados ou absorvidos, penetram no organismo trazendo grande equilíbrio. Basta aplicá-los nos meridianos, que são os mesmos pontos da acupuntura. Para adquiri-los procure em lojas de produtos naturais. Você também os encontra em algumas farmácias especializadas.


Fonte: Acupunturista.net
Leia Mais...
0

CRISTALOPUNTURA

Nem sempre as pessoas sentem-se confortáveis para fazer acupuntura. Nesse caso, podem ser usados outros estímulos (sem ser agulhas) para auxiliar nas dificuldades e desequilíbrio energéticos. As pedras e cristais podem ser uma opção. De uma forma menos física, mas mesmo assim eficiente e rápida, ajudam a estabelecer o equilíbrio e o bem-estar. A essa técnica chamamos Cristalopuntura.

Da mesma forma que a acupuntura tradicional, a Cristalopuntura baseia-se nos 5 Movimentos Chineses e no equilíbrio do corpo físico, mental, emocional e energético através da estimulação de pontos nos meridianos. Os campos de atuação das pedras e cristais são os mais sutis: os campos energéticos e emocionais. E são onde, na terapia holística, consideramos a "raiz" do desequilíbrio.

Os cristais funcionam como amplificadores de energia nos processos de equilíbrio e autoconhecimento. Sua força consiste na capacidade de ampliar e direcionar nossos próprios poderes e, por isso, o mais importante ao se lidar com os cristais é que conseguimos sintonizar nossas vibrações com as vibrações dessas pedras.

Diferente das agulhas, as pedras e cristais dispõem de uma maior diversidade de sintonia, que pode ajudar mais eficazmente a focar no equilíbrio energético e emocional do cliente. A conexão e afinidade com as pedras e cristais utilizados e também uma boa conversa com o terapeuta ajudam o profissional a selecionar os estímulos que mais se adequam a cada pessoa e momento. Por isso, é muito importante a integração com o terapeuta escolhido.

O grande diferencial da Cristalopuntura está na resposta mais profunda e consciente. Ao trabalhar seus desequilíbrios e compreender a razão que a levou a eles, a pessoa pode ficar mais alerta quando esses processos se apresentarem novamente e, assim, romper o padrão que o desencadeia.

SOBRE O AUTOR: SIMONE KOBAYASHI

Terapeuta Holística. Especialista e estudiosa das pedras e cristais há 15 anos, se dedica à junção de técnicas para o equilíbrio e harmonização, como Cristalopuntura e Reikristal.

Fonte: Acupunturista.net
Leia Mais...
0

REDUZA RUGAS COM ACUPUNTURA

segunda-feira, 23 de abril de 2012.
Marcas de expressão podem ser amenizadas com técnicas orientais. Rugas, não podemos negá-las, mas podemos atenuá-las, retardá-las e melhorar a nossa autoestima. As nossas marcas do tempo ocorrem pela perda de tonicidade, elasticidade e firmeza natural do passar dos anos e também em decorrência da nossa forma de lidar com a vida, tanto ao nível físico, mental, emocional e energético, como preocupação excessiva, desgaste energético, apatia, mal humor, raiva e estresse.

As tradições orientais e ocidentais possuem formas diferentes de olhar as rugas, flacidez ou "imperfeições" da pele. Para o ocidental é um problema estético, para a tradição oriental é o reflexo do bem-estar e equilíbrio do Ser. As alterações na pele, como manchas, cor, marcas de expressão e rugas, são sinais de como o interior do organismo se encontra. Dessa forma, é necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo no exterior também esteja.

Confira a seguir algumas técnicas orientais que ajudam a trazer esse equilíbrio de dentro para fora, atenuando as rugas e outras alterações na pele do rosto:

Drenagem Facial - técnica de massagem que ativa a circulação facial, elimina as toxinas e auxilia no aspecto de cansaço, reduz inchaços, edemas e descongestiona. Como a drenagem corporal, a drenagem facial trabalha o sistema linfático, eliminando as toxinas e estimulando a regeneração dos tecidos.

Acupuntura Facial - Da mesma forma que na Acupuntura tradicional, a aplicação de agulhas nos pontos do rosto estimula as energias naturais do corpo a se reequilibrarem. Eficaz principalmente para o relaxamento muscular do rosto e a conseqüente diminuição das marcas de expressão, além de uma maior qualidade e bem-estar que se refletem de forma positiva e significativa no rosto e na expressão.

Argila - tem um notável poder de absorção das energias mais densas e poder desintoxicante. A argila amarela tem propriedades clareadoras especiais e rejuvenescedoras. A argila verde tem ação tensora e realiza uma esfoliação natural, removendo o excesso de oleosidade. A argila branca torna a pele mais hidratada e macia. Apresenta ação tensora suave e pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente as tenham sido expostas ao sol ou agressões químicas. É uma máscara?

Cuidar da pele é antes de tudo cuidar da saúde. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e um dos mais afetados por tudo o que acontece conosco.

Lembrando que as marcas são progressivas, com o passar do tempo as dificuldades em amenizá-las aumentam, por isso a prevenção e manutenção do bem-estar é sempre o mais recomendado.

Fonte: Personare
Leia Mais...
0

A acupuntura trata a neuropatia periférica

sexta-feira, 20 de abril de 2012.
Natural News – Neuropatia, ou neuropatia periférica, é definida como dormência, formigamento ou dor nos nervos, muitas vezes nas mãos e nos pés. É um sintoma bastante comum, ocorrendo em pessoas com lesão medular, diabetes e doenças genéticas, como Síndrome de Charcot-Marie-Tooth. A acupuntura pode ser uma forma eficaz de tratar esses sintomas, trazendo vida, energia e sensação de volta para as extremidades.

A neuropatia é um sintoma grave, o que freqüentemente diminui a qualidade de vida. Quando as pessoas não sentem partes de seu corpo, são mais propensos a lesões e infecções, bem como encontram dificuldade em tarefas diárias, como caminhar,etc. As pessoas que têm este sintoma como parte de uma desordem genética, também lidam com os medos e as esperanças que vão além de ter uma doença rara.

A acupuntura é uma ferramenta poderosa não só para equilibrar o qi – ou energia – no corpo, mas para trazer, a esperança de paz e tranqüilidade para a mente.

Quando houver dormência periférica não há qi o bastante, atingindo essas áreas, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Isto pode ser para uma variedade de razões, mas principalmente para:
Há muito pouca energia nesse sistema órgão / meridiano
Algo está bloqueando a energia de chegar à área.

Às vezes, haverá uma combinação dos dois, e muitas vezes os sistemas de múltiplos órgãos / meridianos estão envolvidos. Há também diversas causas para a condição. Cada uma dessas coisas é considerada e abordada, e um plano de tratamento que melhor se adapte ao paciente será traçado.

Em geral, o tratamento implica na seleção de pontos que promovem a circulação de energia nos meridianos. Se o calor ou o frio é a causa, o tratamento deve incluir tanto de dissipação de calor ou aquecimento do frio.

Às vezes, a fraqueza e flacidez nas extremidades é classificado como síndromewei. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, este é o resultado da má nutrição dos tendões, devido ao esgotamento dos fluidos do corpo, causada por “excesso de calor”, permanecendo no corpo após uma doença. Síndrome Weimuitas vezes requer longos períodos de tratamento.

Acupuntura muitas vezes traz um alívio imediato – especialmente quando há dor – mas ele provavelmente vai induzir o corpo a permanecer em equilíbrio, proporcionando efeitos duradouros. Quantas vezes ou quanto tempo o tratamento deverá seguir prosseguir é individual, depende da causa e da constituição geral e da saúde do paciente. Como mencionado acima, a síndromeWei pode exigir um longo processo de tratamento.

Acupuntura funciona por tratar a pessoa como um todo, equilibrando corpo, mente e espírito e permitindo que o corpo faça o que precisa fazer para se curar. A acupuntura ajuda a remover bloqueios, ajuda a aumentar a energia em áreas de deficiência, e ajuda o paciente a ser mais presente e mais focado, mas em última análise, é o nosso próprio corpo e energia que são capazes de curar.

Referências:

1- CMTA Special Report: CMT Facts III CMT. Published by Charcot-Marie-Tooth Association. 2700 Chestnut Parkway. Chester, PA. 19013.

2- Flapan Marcos:. Living With Raros uma desordem e medo. Hope Relatório Especial CMTA: Fatos CMT III. Published by the Charcot-Marie-Tooth Association.

3- Maciocia, Giovanni:. Os Fundamentos da Medicina Chinesa um texto abrangente para Acupunturistas e Herbalists Segunda Edição.. Churchill Livingstone. 2005.

Fonte: reabilita.com.br
Leia Mais...
0

Osteoartrite – A acupuntura, um excelente tratamento


Importante estudo sobre o efeito da acupuntura no tratamento da osteoartrite de joelho mostra que pode aliviar a dor e melhorar a circulação.
O Instituto Nacional de Estudo da Saúde dos EUA, conclui que a acupuntura é um complemento eficaz ao tratamento padrão da osteoartrite. Pacientes tratados pela acupuntura 40% mostraram uma diminuição de 40% na dor, e uma melhoria de quase 40% na função do joelho. Detalhes do estudo, que envolveu 570 pacientes, estão publicados na revista Annals of Internal Medicine. Este tratamento segundo Dr. Devey Madeleine é muito menos prejudicial do que os realizados com antiinflamatórios não esteróides. Os pacientes que participaram do estudo receberam a acupuntura e placebo, ou orientação sobre auto-ajuda, juntamente com o tratamento padrão da droga.

O pesquisador Stephen Strauss, diretor do Centro Nacional dos EUA para Medicina Complementar e Alternativa, disse: “Pela primeira vez, um ensaio clínico com rigor suficiente, tamanho e duração mostrou que a acupuntura reduz a dor e comprometimento funcional de osteoartrite do joelho.

“Esses resultados também indicam que a acupuntura pode servir como um complemento eficaz para o regime padrão de atendimento e melhorar a qualidade de vida para pessoas que sofrem de osteoartrite de joelho.”

Por oito semanas de estudo, os pacientes de acupuntura foram mostrando uma melhora significativa na função do joelho, e por 14 semanas seu nível de dor havia caído acentuadamente em comparação com o placebo e grupos de auto-ajuda.

Dr. Madeleine Devey, da Arthritis Research Campaign, disse: “É extremamente encorajador ver um ensaio clínico bem conduzido em uma terapia complementar para a OA que demonstra um efeito positivo.

“É claro que essas terapias, que parecem aliviar a dor e, assim, melhorar a mobilidade e função, não curam ou previnem a OA, mas ainda assim eles são um complemento muito útil a outras terapias e, provavelmente, muito menos prejudicial do que antiinflamatórios” não esteróides.

Fonte: reabilita.com.br
Leia Mais...
0

SALSA ..LIMPA OS RINS ..E....TEM MAIS VITAMINA C.

sexta-feira, 13 de abril de 2012.
Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.

Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso?

De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.

Você vai notar a diferença!

Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins.

E é um remédio natural!

A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).

Isso é três vezes mais que a laranja.

A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), manganésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .. Sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.

Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.

O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia. 

As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.

MUITO BOM PARA HIPERTENSOS. 

REP. DE ENVAGELHO NO LAR

VALERIUS!

Por: Valerius Terapeuta Holistico retirado do mural de Teresa Silva

Fonte: Face repassando
Leia Mais...
0

Chia é a semente que elimina gordura

Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.
O que é?
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
Composição

Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso porque...

Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Outros benefícios

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir?

Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Conheça as formas e algumas marcas do produto já à venda no mercado.



Foto: Divulgação

GRÃO

Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

O poderoso grão possui...

· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

Fonte: M de mulher
Leia Mais...
 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |